Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 tendências de marketing digital para 2018

5 tendências de marketing digital para 2018

15/12/2017 Eduardo Cortez

No início de cada ano fazemos nossa previsão de tendências de marketing digital.

Em 2015, o foco foram os sites responsivos. Em 2016, colocamos nossa atenção nas estratégias mobile first. Em 2017, priorizamos o marketing de conteúdo como uma das grandes estratégias do ano. Ao olhar para trás, vemos inúmeras conquistas.

Por exemplo, através da criação de uma série de conteúdos conseguimos aumentar em 30% o tráfego orgânico, não pago, de um de nossos clientes. Quando sua marca precisa atingir o consumidor, o caminho mais assertivo é o marketing digital e o ano de 2017 provou que o conteúdo de qualidade foi a bola da vez, além de ser a principal ponte de acesso aos consumidores.

Quem vem acompanhando essa e outras tendências pôde colher resultados melhores em suas campanhas. Com crescimento anual de 23%, segundo a ComScore, o marketing digital vai representar ações ainda mais fortes em 2018.

Para ajudar o seu negócio a prosperar, confira algumas tendências de marketing digital para você aplicar para a sua marca em 2018:

Automação de marketing

Ser ágil e ter seu relacionamento com o cliente amadurecido: a automação das ações de marketing do seu negócio vai gerenciar suas campanhas de vendas. Para 2018, a automação de marketing baseada em micro momentos do seu cliente será a estratégia implementada e mais correta a confiar. Sua marca pode investir em:

- Chatbots

- Inteligência artificial

- Omnichannel

Dessa forma, seu cliente poderá interagir com sua marca por meio de uma interface de comunicação, que lhe garantirá rápido atendimento. Essas soluções são grandes potenciais que amadurecerão mais em 2018.

Foco no Mobile

O tempo utilizando smartphones cresceu, enquanto o uso do desktop diminuiu – cerca de 2/3 do tempo gasto em mídias digitais é feito por meio do celular. Desta forma, seu negócio deve ter potencial para gerar tráfego pelo mobile e, por que não, ganhar dinheiro? Com uma vasta rede de aparelhos, existe uma competição publicitária alta no mobile, porém, quem estiver bem assessorado vai conseguir captar leads de modo mais qualificado. Sua marca pode investir em:

- Sites responsivos e mobile first com recursos intuitivos

- Conteúdo flexível e adaptado para o mobile

Em 2018, as transações por smartphones tendem a crescer mais e, no futuro, as compras podem ser feitas mais pelos celulares do que pelo desktop. Dessa forma, o site do seu negócio precisa acompanhar essas mudanças.

Métricas de audiência avançadas


Com campanhas em múltiplas plataformas, o principal cuidado é ter certeza que os objetivos das ações foram definidos e as principais métricas podem ser medidas e acompanhadas. No marketing digital tudo pode ser medido, portanto, atente para cada centavo investido para não potencializar aquilo que não está trazendo retorno para o seu negócio.

Conteúdo inteligente

Por que apresentar 10 modelos de carros para seu cliente se ele já sabe qual comprar? A jornada de compra do seu cliente mudou e isso aconteceu antes de 2017, mas foi possível notar que marcas que apostaram no marketing de experiência tiveram mais sucesso. Nesse ponto, conhecer seu cliente, sua jornada de compra e oferecer exatamente o que ele está buscando são as diferenças entre vender ou não vender. Sua marca pode investir em:

- Conteúdo orientado para o cliente, ou seja, base, meio e topo de funil.

- Conteúdos de SEO podem ser otimizados, mas também devem ser criativos, informativos e conversacionais com seu cliente.

Vídeos

Se o consumo de conteúdo pelo smartphone só cresce, saiba que o consumo de vídeos por streaming aumentou 90% nos últimos três anos, segundo dados do Google. Vídeo é interativo e uma maneira de impactar seu consumidor com mais sucesso. Além disso, o vídeo ainda é um conteúdo utilizado em múltiplas plataformas como, as mídias sociais e lives para uma comunicação mais instantânea da sua marca com o seu lead. Sua marca pode investir em:

- Vídeos exclusivos para o mobile, rápidos e dinâmicos, assim como publicidade em vídeo direcionado ao lead.

- Conteúdo audiovisual em landing pages.

* Eduardo Cortez é presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira