Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A água, a saúde e o ano novo

A água, a saúde e o ano novo

25/01/2016 Rogério Celso Ferreira

Entra ano, sai ano e as pessoas sempre fazem listas com as resoluções para o que virá.

Nos desejos mais citados está cuidar da saúde e da mente. Alimentar-se melhor, fazer uma atividade física, não se estressar e realizar check ups médicos regularmente estão na lista de metas de grande parte da população.

Mas, verdade seja dita! Muitas pessoas não prosseguem com suas metas depois do carnaval, pois querem resultados rápidos, pouco esforço e atividades prazerosas.

Mas, quando se trata de saúde e qualidade de vida, ânimo e vontade devem ser para a vida toda. Ir à academia e não se alimentar direito não basta para alcançar os resultados.

Viver bem e melhor exige esforço, empenho e inúmeras ações que devem ser feitas em conjunto. Para quem busca qualidade de vida, seja adulto, criança ou idoso, segue uma dica importante: aproveite os benefícios da água.

Esse líquido precioso é um bem natural muito poderoso. Além de melhorar a circulação sanguínea e oxigenar nossas células, a água contribui para a solução de problemas como: pele seca, cabelos fracos, hipertensão e cálculos renais.

Sem falar que ajuda a emagrecer, auxiliando no bom funcionamento do organismo e até mesmo no rejuvenescimento. Para quem quer movimentar o corpo, as atividades dentro d’água são excelentes, pois fortalecem a musculatura através de uma maior resistência sem grandes impactos.

Um ótimo exemplo é a hidroterapia! União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica.

Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa. A água aquecida faz o corpo vivenciar situações, sensações e estímulos únicos, contribuindo de maneira significativa para a reabilitação motora do ser humano.

Essa modalidade de tratamento, que se utiliza da água aquecida, exige do fisioterapeuta conhecimentos das propriedades hidrostáticas (água parada), hidrodinâmicas (água em movimento) e termodinâmicas (troca de calor entre o ambiente e o corpo) da água, bem como da anatomia, fisiologia e biomecânica corporal.

A possibilidade de redução de carga nas articulações é uma das grandes vantagens da terapia em ambiente aquático. Por isso, a hidroterapia é indicada quando há inflamação, dor, desgaste articular, espasmo muscular ou limitação da mobilidade e da força.

Esses sintomas são provocados, principalmente, por enfermidades, transtornos ou traumas que comprometem as funções corporais do paciente. Estresse mental, irritabilidade e distúrbios do sono também podem ser tratados, minimizados e até sanados por meio da água.

O efeito do calor na pele associado a exercícios específicos provoca o relaxamento das fibras musculares e a flutuação leva à sensação de que o corpo está mais leve, solto e flexível.

Com isso, o paciente vai melhorando progressivamente, desenvolvendo sua consciência e seu controle corporal, recuperando a autoconfiança e superando traumas. Tudo isso se refletirá numa saúde melhor!

* Rogério Celso Ferreira é fisioterapeuta, especialista em Hidroterapia, diretor clínico da Fisior Hidroterapia.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves