Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A assessoria de imprensa no marketing Digital

A assessoria de imprensa no marketing Digital

10/06/2018 Douglas Sossai

Um bom serviço de assessoria de imprensa é fundamental para a divulgação de qualquer tipo de empresa

Diferente de uma comunicação publicitária, quando a sua própria empresa fala bem dela mesma, uma comunicação nos canais de imprensa recebe indiretamente o endosso dos veículos que a publicam.

Ou seja, são outras empresas e pessoas falando de sua empresa. Gera mais credibilidade, certo? Resumidamente, em tempos pré-Google, a assessoria de imprensa identificava diferencias, curiosidades ou pontos de interesse público sobre sua empresa, criava textos elaborados e enviava-os para os jornalistas.

Se o jornalista julgasse o conteúdo interessante para o público de seu veículo, publicava a matéria. O fato de ter uma notícia aparecendo em vários veículos já era uma forma de divulgação muito interessante. Hoje a importância desse serviço aumentou ainda mais, pois precisa-se de conteúdo de qualidade para aparecer nos buscadores.

É um ponto crucial de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, o serviço tático de preparar seu site para aparecer nos buscadores, como o Google).

O Google indexa as palavras-chave que aparecem nesses sites de notícias e pontua o site de sua empresa de acordo com o volume de links e a importância desses. Imagine que você deseja ser encontrado no Google ou outros buscadores, quando alguém procurar por "monitoramento de visitação e geração de leads ".

Se essas keywords (palavras-chave) estiverem nos artigos publicados sobre sua empresa e esses artigos incluírem um link para seu site, que também deve conter essas palavras, pode ter certeza que você estará muito bem pontuado para aparecer nas primeiras páginas.

Faça o teste, pesquise por "monitoramento de visitação e geração de leads " e veja como aparece nosso site k2web.com.br. Não tem segredo: com conteúdo de qualidade, palavras-chave estratégicas e links estratégicos, é apenas uma questão de tempo para você aparecer nas pesquisas.

Segue uma rápida dica: escolha 20 keywords que representam seus produtos e serviços e que são utilizadas com frequência na pesquisa dos buscadores e peça para a assessoria de imprensa inclui-las em um press release.

As boas assessorias do mercado vão conseguir publicar esse texto em vários portais de notícias e blogs e o seu SEO vai receber uma poderosa ajuda. Outra dica é criar um domínio específico para um blog de sua empresa e colocar esses artigos nesse blog.

Coloque também links para as matérias publicadas, isso vai gerar ainda mais credibilidade e criar um processo de "link building" (construção de links relevantes para seu site). Todo mundo sabe a importância de um blog, mas o esforço para manter um de qualidade, atualizado e com conteúdo relevante acaba frustrando muitos empresários.

Quando a assessoria de imprensa entra em cena, isso muda de figura. Procure uma assessoria de imprensa que tenha experiência no seu ramo de negócios ou peça para sua agência te indicar uma. Quanto mais rápido você construir essa estratégia, mais rápido colherá frutos e ficará menos dependente de anúncios pagos.

* Douglas Sossai é CEO da K2web, jornalista e especialista em marketing digital.

Fonte: Vervi Assessoria



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso