Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da formação responsável do pedagogo

A importância da formação responsável do pedagogo

15/01/2014 Juliana Rezende Gaudêncio

Presenciamos hoje várias modificações na sociedade contemporânea que enfatiza a importância e a obrigatoriedade da inclusão social, inclusão de pessoas com necessidades especiais, da responsabilidade social, da educação social, da educação em espaços escolares e não escolares e etc.

 A educação se faz presente em todos os campos destas mudanças. Antes o pedagogo era visto como sendo apenas aquele que alfabetizava crianças, a “professorinha” que tinha somente o papel de ensinar a ler e a escrever.

Dessa maneira o seu trabalho terminava ali, no momento em que o educando adentrava no mundo das letras. De acordo com José Carlos Libâneo em seu livro “Pedagogia e Pedagogos, para quê?”, as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, da estrutura do conhecimento pedagógico, do sistema de formação de pedagogos e professores, são debatidas há quase vinte anos. Atualmente, o profissional da educação vivencia muitas novidades em seu campo profissional o que o faz atuar além dos muros da escola.

É importante ressaltar que nem sempre é fácil para o pedagogo trabalhar com tantas novidades dentro da educação atual. A procura em sempre se atualizar, em sempre buscar novos conhecimentos é algo que deveria ser rotina na vida do professor, pois somente assim ele teria condições em lidar com esses desafios da educação contemporânea, que o obriga a sair da sala de aula e atuar no dia-a-dia escolar juntamente com os alunos na busca de uma educação de qualidade.

A inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais é um ótimo exemplo de como o pedagogo deverá sempre estar preparado para as novidades, porque tal inclusão é obrigatória, o que faz com quê a escola e seus profissionais se adéquam para que o aluno desfrute de uma educação de responsabilidade, igual à proporcionada aos alunos ditos “normais”. Os profissionais da Pedagogia também devem se atualizar para praticar seus conhecimentos em ambientes não escolares.

Nos currículos atuais dos cursos de Pedagogia englobam a disciplina que tem como conteúdo a atuação do pedagogo em espaços que não sejam os escolares, demonstrando, mais uma vez, que a presença do mesmo está sendo cada vez mais solicitada, tendo em vista sua formação acadêmica. Outro exemplo que podemos citar que depende muito da atualização do pedagogo é a atuação como educador social, pois hoje sabemos que, muitas vezes, a educação formal necessita de uma “ajuda” para conseguir alcançar seus objetivos.

Pectrus diz que é papel do pedagogo detectar e analisar os problemas sociais e suas causas bem como promover orientação e relação institucional. Existem muitos outros ramos no qual a presença do pedagogo é um diferencial. Um deles é a pedagogia hospitalar que vem se fortalecendo cada vez mais. A presença do profissional da educação dentro desse ambiente é algo muito importante, pois proporcionar a continuidade dos estudos para crianças que se encontram hospitalizadas é não retirar delas um direito que possuem de adquirir conhecimentos.

Muitas dessas crianças ficam internadas durante anos, dessa forma a permanência do pedagogo junto com elas faz com que se alfabetizem e, quando saírem do hospital, não ficarão completamente defasadas em relação às outras crianças de mesma idade. Assim, o pedagogo deverá sempre estar atento a toda e qualquer novidade na educação, pois ela é uma ciência viva, uma ciência humana, ou seja, inexata. Não podemos prever o que haverá daqui um tempo, mas sabemos que sempre teremos um desafio a superar.

Hoje sabemos que o profissional da educação não se gradua somente para trabalhar dentro das salas de aulas, entendemos que várias são as funções desse profissional que por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, as psicologias da educação, os estágios em vários campos de atuação é o responsável por várias formações humanas em qualquer ambiente que dele necessite.

*Juliana Rezende Gaudêncio é Coordenadora do SAE/Ouvidoria da Anhanguera/ Faculdade de Negócios de Belo Horizonte.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso