Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da previsão e monitoramento em tempos de El Niño

A importância da previsão e monitoramento em tempos de El Niño

11/08/2015 Francine Sacco

Muito se tem ouvido falar que estamos sobre influência do fenômeno El Niño e que este ano deverá apresentar uma intensidade recorde.

Mas afinal, o que isso significa? O que a sociedade em geral tem com isso? O que fazer para se "proteger" em uma situação destas?

Essas e diversas outras perguntas nos são direcionadas todos os dias, por sermos meteorologistas de um sistema de alerta de eventos adversos de tempo.

À medida que a imprensa começa a veicular essas informações, a população que já sofreu com enchentes, deslizamentos e enxurradas começa a se apavorar e a procurar mais informações além de tentar se proteger.

O fenômeno El Niño trata-se de um aquecimento anômalo das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial, que associado ao enfraquecimento dos ventos alísios, provoca mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, resultando em modificação nos padrões de transporte de umidade, e por consequência na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas.

No Sul do Brasil, estudos apontam para um aumento no número de eventos extremos de chuva, em especial nos meses de primavera do ano de início do fenômeno e no inverno do ano posterior.

Ao mesmo tempo em que chove mais no Sul, o Nordeste do Brasil passa a apresentar falta de chuva. Mas é nesse ponto que devemos nos atentar, pois há uma tendência ou possibilidade aumentada de incremento da chuva e isso não quer dizer que vai chover mais.

Em situações como essa, a população deve ficar mais atenta à previsão do tempo diária, pois são nessas que conseguimos indicar a possibilidade ou não de ocorrência de chuva extrema e de problemas que possam ser causados por estas.

São as previsões de médio e curto prazo (de cinco a três dias) além das previsões de curtíssimo prazo baseadas no monitoramento contínuo do tempo.

Além disso, sempre alertamos os órgãos competentes para que, diante da previsão de um período com possibilidade de chuvas acima da normalidade, serviços como limpezas de bueiros, desassoreamento de rios e ribeirões e conscientização da população quanto à forma correta de descartar seu lixo doméstico, se tornem atitudes de extrema importância para estarmos mais bem preparados para o caso de ocorrerem volumes elevados de chuva.

Portanto, a meteorologia e nós dos sistemas de alerta fazemos a nossa parte ao mesmo tempo em que os órgãos responsáveis e a população fazem as suas. Atuando em conjunto, certamente conseguiremos diminuir os impactos/efeitos de eventos mais adversos de tempo.

* Francine Sacco, meteorologista da Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso