Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância do marketing sustentável e o poder da criatividade

A importância do marketing sustentável e o poder da criatividade

03/03/2021 Achiles Batista Ferreira Junior

Para abordar o marketing sustentável, começo destacando sobre esta prática do ponto de vista da sustentabilidade.

Refiro-me ao "upcycling", ou seja, a reciclagem de materiais (para cima). Em ordem de contextualizar a sua aplicação, voltamos no tempo para evidenciar o maior exemplo desta nobre e inteligente prática sustentável no setor têxtil, nos idos de 1929.

Neste período, os Estados Unidos amarguraram os anos da Grande Depressão, também conhecida como a Crise de 1929, que persistiu ao longo da década de 1930.

Este episódio mergulhou as famílias tradicionais norte-americanas em um estado de pobreza inimaginável, a ponto de as pessoas mal conseguirem alimentos devido ao terrível momento econômico.

Desta forma, solucionar a crise tornou-se prioridade absoluta dos Estados Unidos para a compra e fornecimento de alimentação básica à população.

Foi então que a mágica da solidariedade e criatividade foram evidenciadas, quando os produtores de farinha decidiram auxiliar os cidadãos americanos de maneira a dar-lhes um pouco de alento e alegria, e assim atenuar o sofrimento das famílias na época.

Neste período de escassez, as indústrias de farinha embalaram seus produtos em sacos coloridos, elaborados com tecidos estampados para que as pessoas pudessem reutilizar.

As mulheres usavam estes mesmos sacos de farinhas de trigo que compravam para atender a criação bem como suas famílias, para confecção de roupas, cobertores, capas, toalhas, cortinas e até bonecas de pano. Em tempos difíceis, a criatividade é a nossa melhor arma.

Vale lembrar que, antes da crise, os EUA desfrutaram de um período de riqueza, com prosperidade e desenvolvimento incomum em sua história, e nem poderiam imaginar que chegariam ao fundo do poço – prova de que um plano B sempre é interessante.

Após a enorme crise econômica e graças à recuperação econômica causada pela reconstrução europeia durante o período pós-guerra, a população americana não precisou mais resolver os problemas do vestuário recorrendo aos sacos de algodão.

Os vestidos feitos com eles se tornaram parte do passado e hoje servem como inspiração sobre sustentabilidade e empatia ao próximo.

Ficou provado, desde 1929, que ambas as situações podem e devem estar alinhadas e a criatividade sempre fará o ser humano ainda mais especial.

* Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador dos cursos de Marketing Digital, Marketing e Gestão de Mídias Sociais do Centro Universitário Internacional Uninter.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui…

Fonte: Página 1 Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira