Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A impressão 3D no setor automotivo

A impressão 3D no setor automotivo

06/06/2015 Luiz Fernando Dompieri

Graças a essa tecnologia, as montadoras conseguem pular algumas etapas.

Embora esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a impressão 3D ainda tem sua principal utilidade ligada à indústria.

Setores como o aeroespacial, o de embalagens e, principalmente, o automotivo enxergam essa tecnologia como um facilitador em seus processos de manufatura e, há cerca de 20 anos, investem em máquinas de grande porte.

A evolução dessa tecnologia pode ser notada graças a fatores como o aumento na gama de materiais disponíveis para serem utilizados em impressoras tridimensionais.

Há máquinas nos Estados Unidos, aguardadas no Brasil nos próximos meses, que já produzem peças em metal, um material com densidade superior até à de objetos fundidos. Elas conseguem trabalhar com cerca de 15 diferentes metais, como aço inoxidável, aço ferramenta, alumínio e titânio, e estão prontas para colaborar com setores que exigem produtos com riqueza de detalhes, como as indústrias aeroespacial e automotiva.

Isso representa que estamos deixando o desenvolvimento só de protótipos e partindo para a produção, ainda não massificada, mas personalizada. É um tipo de manufatura que já faz a diferença, mas que, em breve, vai ter muito mais presença nos processos industriais.

Falando mais especificamente sobre a área de automóveis, as impressoras 3D hoje em dia são utilizadas na fabricação de protótipos, por exemplo, dos coletores de admissão.

Graças a essa tecnologia, as montadoras conseguem pular algumas etapas, já que, antes mesmo de aplicarem o modelo de produção, submetem os protótipos impressos a testes e, inclusive, conseguem fazer a validação da peça final – há alguns anos, o molde para testes tinha de ser feito em aço, fato que aumentava erros e o tempo de produção.

Outro fato marcante da presença da impressão tridimensional na produção é um carro totalmente prototipado, desenvolvido para uma das principais montadoras do mundo há alguns anos.

O veículo reuniu diversas tecnologias, como usinagem para as rodas, modelamento para frisar o corpo externo, a impressão de faróis e lanternas, além da técnica de Vacuum Casting (desenvolvimento de pré-séries), com moldes de silicone e injeção de poliuretano.

Com as máquinas novas que chegam todos os anos ao mercado, as empresas de impressão 3D conseguem aumentar a flexibilidade, a velocidade e a capacidade de inovação para atender as grandes indústrias.

Em breve, será possível fazer peças impressas com muito mais rapidez, em ciclos rápidos de manufatura, com equipamentos capazes de concorrer com uma injetora de plástico. Isso ainda é para o futuro, mas um futuro que está muito mais próximo do que podemos imaginar.

* Luiz Fernando Dompieri é Diretor Geral da 3D Systems Latin America.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves