Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A influência da internet e das redes sociais na literatura

A influência da internet e das redes sociais na literatura

22/08/2022 Vanessa Silla

O impacto da tecnologia na literatura só poderá ser mensurado daqui uns vinte ou trinta anos.

Entretanto, as influências das redes sociais e demais aplicativos que circulam nas veias da internet já são sintomas sinalizadores de muitas mudanças na Escrita Criativa, sobretudo na interação do leitor com as produções literárias.

Refletir sobre esta gigantesca forma de se fazer literatura nos traz uma penca de questionamentos e não poderia ser diferente.

Meme é literatura? Wattpad e Spirit Fanfics são importantes neste novo processo? De que maneira as plataformas de autopublicação recriam um novo mercado editorial? O design é leitura?

As perguntas não cabem neste texto, e desconfio que minha poesia está ávida para transitar no Metaverso - tenho pressa.

A internet nos replica, nos espalha e se autocria. Phillip M. Parker, professor de marketing, criou um software que reúne informações, edita um livro e o vende.

Existem mais de 100.000 livros dele na Amazon. Alguém aí falou: “um autor/software escrevendo livros, só pode ser literatura ruim”. Será? Então vou elaborar melhor este comentário: como a literatura pode competir com a internet?

Não pode e não compete. Simples assim. A literatura se esparrama nas telas de celulares, alastra as normas acadêmicas dos clássicos literários, se transveste de vários modos e exibe-se cada vez mais entre emojis e tiktokers.

O lúdico sempre absorveu mais atenção, entrelaça saberes, vide os videogames que são formas de leitura riquíssimas, têm jogos com mais de 4.200 palavras.

O mundo se encolheu para caber nos aparatos tecnológicos e é de lá que se expande e concentra multidões. A tecnologia não transforma nossos sentidos, ela os revela e de maneiras diferentes.

A escala do planeta mostra que 100% das empresas globais já são impactadas pela tecnologia e a escrita criativa, expoente notório do novo mundo que está mais onisciente do que nunca.

Já é pedra escavada, com todos os sistemas semânticos a palavra vale muito, o texto vale trilhões, os algoritmos são espertos e impacientes, o novo capital cibernético também tem suas urgências. A literatura observa tudo.

* Vanessa Silla é formada em Letras, com Especialização em Literatura Brasileira e tem Mestrado e Doutorado em Escrita Criativa pela PUCRS.

Para mais informações sobre literatura clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: LC Agência de Comunicação



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa