Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A necessária atualização do conhecimento

A necessária atualização do conhecimento

08/04/2015 Elaine Lacerda

Para você, qual a importância de estar atualizado profissionalmente?

O atual mercado de trabalho vive em constantes mudanças e hoje vivemos em uma época de uma busca constante de profissionais qualificados, daquele tipo que está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual.

O cenário vivido hoje é obviamente muito diferente de antigamente, em uma época em que o profissional que se graduava em curso superior já estava preparado para enfrentar o mercado. Hoje em dia, não basta ter somente o nível superior, é necessário se aperfeiçoar na sua área, buscando sempre o aprimoramento através de cursos, especialização e ferramentas necessárias para o seu crescimento profissional, além de estar sempre atualizado com os assuntos gerais.

Essa atualização deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade e condição prioritária dentro do exercício da profissão, pois a cada dia o mercado se torna seletivo e surge daí a necessidade de estar em constante evolução. A previsão é a que competição empregatícia no mercado futuro de trabalho (em que se pese seja um futuro extremamente breve) vai se tornar exclusivamente para quem está atualizado e à frente de todas as tendências mercadológicas e globais. Por isso, esteja atualizado e faça a diferença sempre. Mas como você profissional, pode se diferenciar dos demais? Aqui vão algumas dicas:

- Faça uma grande atualização do seu conhecimento a cada dois anos, através de cursos que poderão aprimorar a especialização que você já fez, além de agregar novos conhecimentos ligados a área de sua especialização.

- Participe de palestras, convenções, workshops e congressos frequentemente, pois estes eventos o ajudam a atualizar-se dia com maior constância, principalmente se você atua em uma área de grande mutação rotineira. Isso sem contar que é uma ótima oportunidade de se fazer novos contatos, expandir seu networking e ter uma troca de conhecimentos.

- Leia bastante, pois a leitura, além de fazer parte do dia a dia do profissional, proporciona não só conhecimento, como calma, tranquilidade e reflexão. Além do mais, profissionais que tem o hábito da leitura se destacam no mercado do trabalho, por estarem sempre atualizados e saberem escrever de uma forma mais interessante.

Diversos profissionais são muito bons tecnicamente, mas pecam na grande dificuldade em se comunicar. Por isso, qualquer aprendizado que possa utilizar em sua vida profissional é valido para manter a sua empregabilidade em alta. Lembre-se: acompanhar as mudanças do mercado na sua área de atuação é compromisso do profissional que deseja agregar conhecimento e manter-se competitivo. Não importa o quanto conhecemos, sempre haverá muito a aprender.

* Elaine Lacerda é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves