Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nova cara do Judiciário

A nova cara do Judiciário

24/06/2011 Paula do Nascimento Barros González

A devastação causada pela chuva na Região Serrana, em janeiro, soterrou e inundou dezenas de casas e prédios da cidade que escolhi para viver e criar meus filhos. Vi Nova Friburgo desabar em uma escura madrugada.

Ainda lembro dos gritos e pedidos de socorro. Quase 500 corpos a serem sepultados. Senti a dor dos familiares na identificação das vítimas. Chorei com eles. Milhares de desabrigados. Fui, como todos os moradores, confortada pelo manto da solidariedade. Passados quatro meses da tragédia, a cidade ainda segue na luta para se reconstruir. Se, conforme afirmou o grande jurista Ruy Barbosa, a Justiça prospera e vive mais da verdade com que se pratica do que de grandes inovações e reformas, esta era a hora de nós, juízes do estado Rio, e especialmente de Nova Friburgo, trocarmos a toga pela galocha e sairmos em campo. E foi o que fizemos.

De abrigo em abrigo, ao lado da população. Com esse sentimento e o objetivo de atender as demandas judiciais que surgiram com a tragédia, bem como antecipar o julgamento de outras que tragam recursos financeiros para a população e a economia local, o Juizado Especial Cível de Friburgo promoveu, em maio, um Mutirão Judiciário que contou com a participação de 14 juízes, muitos, inclusive, oriundos de municípios vizinhos e da capital fluminense. Após em quatro dias de audiências o resultado foram 462 processos julgados e 62 acordos obtidos. Motivados pelos resultados, os magistrados já programaram um novo Mutirão na cidade, a ser realizado no próximo dia 13, com 127 audiências agendadas.

Vale lembrar que todos os juízes que participam do Mutirão o fazem de forma voluntária. Promover justiça, afinal, deve ter um sentido muito mais amplo que não cabe apenas nos limites de uma sentença judicial. Estar mais perto da população e assegurar uma prestação jurisdicional célere e eficaz são metas partilhadas pelos cerca de mil magistrados do estado do Rio. A nova cara do Judiciário é também mais solidária.

Paula do Nascimento Barros González* é juíza de Nova Friburgo e da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

Leia também:

O estado não pode ser o tutor de nossas vidas



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso