Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nova cidade que temos de construir

A nova cidade que temos de construir

25/01/2013 Alexandre Lafer Frankel

459 anos. A cidade cresce cada vez mais e todos nós participamos desse crescimento.

Uma rápida olhada a nossa volta é o suficiente: aquela padaria da esquina agora é um conhecido supermercado; aquela lojinha que começou na garagem hoje fica numa das principais avenidas da cidade; o cara que começou a trabalhar por conta própria hoje é empresário e dono de um grande negócio.

Pense comigo e você vai lembrar-se de muitas outras situações parecidas. Esse constante desenvolvimento infelizmente traz consigo alguns fardos, como o congestionamento. Quem vive aqui sabe que o automóvel se transformou num dos problemas mais difíceis de ser solucionado. Perdemos tempo, saúde e dinheiro nos engarrafamentos.

Todos reconhecem essa realidade, mas poucos fazem algo pra transformá-la. Botamos a culpa nos motoristas que dirigem imprudentemente, ou nos pedestres que jogam o lixo nas ruas, ou no Governo que não faz o suficiente, etc. No fim, tudo fica por isso mesmo. Mas se por um lado há aqueles que sofrem calados, por outro estão aqueles que decidiram reinventar São Paulo.

Adotaram o transporte público. Compraram uma bicicleta. Ou simplesmente saíram para caminhar. E descobriram que a cidade pode ser bem mais rápida, saudável e divertida do outro lado da janela do carro. Hoje, o mercado investe cada vez mais na mobilidade e no conforto de uma cidade compacta. O apartamento é perto do trabalho, da faculdade, da escola dos filhos, do metrô, da balada, do metrô, da casa dos amigos...

E assim cada um constrói sua própria cidade conforme suas necessidades. Num lugar onde tudo o que é necessário está a minutos de você, sobra mais tempo pra passar com a família, curtir com os amigos ou fazer outras atividades com certeza muito melhores que ficar horas parado esperando o carro da frente evoluir alguns metros.

Em poucos anos, esse estilo de viver deixará de ser uma opção alternativa e passará a ser o preferencial no dia a dia de todo paulistano. E o interessante de tudo isso é que não estamos sozinhos. No mundo inteiro grandes metrópoles vivem essa transformação. Precisamos colocar em prática as mudanças que só acontecem nas nossas cabeças e assim redescobrir a cidade que ainda tem muito a oferecer em todos os sentidos.

*Alexandre Lafer Frankel é CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora e idealizador do livro “Como viver em São Paulo sem carro”, publicado em 2012.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso