Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A solidão do outro lado do mundo

A solidão do outro lado do mundo

27/06/2024 João Filipe da Mata

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Alguns aparecem nos primeiros dias em terras estrangeiras - como se diz pão de sal em inglês?, existe farmácia 24 horas? - e podem ser superados com um pouco de esforço. Mas e quando o que incomoda é a solidão?

Sempre que vou falar do assunto, eu me lembro da minha experiência no Oriente Médio. Solteiro, eu queria conhecer gente - “os árabes são tão bonitos”, um amigo havia comentado. O difícil era por onde começar se não existiam baladas gays e se os aplicativos de paquera eram proibidos.

Lembro também das movimentadas ruas de Xangai e da minha surpresa ao entender que era possível se sentir sozinho numa cidade com 25 milhões de pessoas.

Ali, o maior obstáculo era a língua. Não se aprende mandarim em pouco tempo. E nem se constrói uma relação com meia dúzia de frases.

Na Austrália, aprendi que as 13 horas de fuso-horário fazem a distância até o Brasil parecer ainda maior. E whatsapp ou redes sociais nem sempre resolvem, pois se eu ligar para os meus amigos com a espontaneidade tão boa e tão brasileira que nos conecta, vou acordar todo mundo. 

Desafios assim nem sempre têm solução. Mas da dificuldade podem surgir bons aprendizados. “Nos três primeiros meses, eu aceito todos os convites que recebo”, me aconselhou uma colega de trabalho acostumada à vida no exterior. A dica me ajudou a descobrir lugares e interagir com pessoas que eu, sozinho, não conheceria.

A distância cultural que separa oriente e ocidente me fez perceber como posso ser parecido com latinos e europeus espalhados pelo mundo. Encontrei, assim, bons amigos na comunidade de expatriados.

Saber que vou passar o final do ano com meus irmãos ou que a amiga de Brasília vem me visitar em outubro me ensinou que planejar pode ser uma forma eficaz de lidar com a saudade.

E se, mesmo com tudo isso, um pouco de solidão acaba sendo inevitável, meu maior aprendizado foi entender que o esforço de adaptação vale a pena e que, no final, o saldo é positivo.

* João Filipe da Mata é escritor e vice-cônsul em Sydney, Austrália, autor de "Filho da Mãe", publicado pela editora Much.

Para mais informações sobre solidão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X

Quem somos

Fonte: LC Agência de Comunicação



O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


8 de janeiro

Venho aqui versar a defesa dos patriotas do “mal”

Autor: Bady Curi Neto


Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes


Primeiro semestre: como estão as metas traçadas para 2024?

O que mais escutamos nas conversas é: “Já estamos em junho! E daqui a pouco é Natal!”

Autor: Elaine Ribeiro