Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Água: sem ela, deixaríamos de existir

Água: sem ela, deixaríamos de existir

07/07/2015 Floriano de Lima Nascimento

“Nenhuma questão é mais importante do que a da água”, diz Frei Leonardo Boff, pois dela depende a sobrevivência de toda a cadeia da vida e, consequentemente do nosso próprio futuro.

Especialistas e grupos de humanistas já sugeriram um pacto social ao redor daquilo que é vital para todos: “independentemente das discussões que envolvem o tema, não podemos ignorar um fato indiscutível: a água é um bem natural, vital, insubstituível e comum a todos os seres viventes”. Deve ser considerado crime contra a humanidade a privação, por quaisquer meios, da água utilizada para beber ou para uso medicinal, de higiene, etc. Todas as pessoas físicas ou jurídicas, detentoras de reservas privadas de água, deveriam reservar, em princípio, pelo menos, 20% dessas reservas para fins de consumo da população.

Ora, segundo opinião do já citado Frei Leonardo Boff, posta a questão nesses termos, cabe-nos agir com todo empenho ao nosso alcance para fortalecer, valorizar, ampliar, melhorar a qualidade e fazer chegar a um número cada vez maior de pessoas os benefícios da água tratada e acessível ao público.

Nenhum desafio é maior, neste momento, do que a escassez da “água de beber”,  colocada em risco pelos desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do Planeta Terra.

O que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite viver? Sabemos que há irresponsabilidade, em muitos casos criminosos, na maneira como são tratados os recursos naturais no Planeta, os únicos capazes de assegurar a sustentabilidade da vida. 

Mas tudo deve ser feito com urgência, dado a gravidade da situação a que chegamos! Vamos unir esforços para evitar o que pode vir a ser a maior catástrofe do nosso planeta! Para essa tarefa, estão convidados os governos estaduais e municipais, além de entidades privadas capazes de oferecer soluções. Esta é mais uma campanha de O Debate! Envie sua sugestão!

Aqueles que nunca se preocuparam em cuidar seriamente dos recursos hídricos certamente adotarão uma atitude mais responsável a partir de agora: guerras, super povoamento do Planeta,fome e outras ameaças, sem deixar de ser trágicas, cedem lugar a um fenômeno que já está tirando o sono de muita gente: a escassez do precioso liquido: nenhum desafio é maior, neste momento, que a crise hídrica, já resultante de desmandos de uma civilização descuidada e, em muitos casos, francamente irresponsável e omissa diante da obrigação de proteger os recursos naturais do planeta em que vivemos.

Afinal de contas, o que temos feito para proteger o meio ambiente – as águas, as matas, a atmosfera e o ar que nos permite sobreviver?



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves