Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ano novo é mais feliz com planejamento

Ano novo é mais feliz com planejamento

29/11/2012 Edison Cunha

Há momentos na vida de todo empresário em que não basta apenas empreender, mas é necessário assumir as rédeas da administração de seu negócio de modo a tirar o melhor proveito de suas ideias e dos recursos humanos sob sua orientação.

É hora de montar uma estratégia para fazer a empresa crescer com segurança, sem colocar em risco o que já foi conquistado. Uma estratégia consistente faz com que os resultados apareçam com maior eficiência e custos menores.

Os gestores com os quais temos nos relacionado têm manifestado preocupação com a falta de tempo para conduzir análises e tomar decisões com maior grau de precisão. A razão dessa situação, explicam, é a urgência por apresentar resultados, que faz prevalecer análises mais superficiais, suficientes apenas para dar o próximo passo, deixando para administrar os problemas à medida que estes surgem.

Uma posição reativa, algo bastante perigoso para os negócios. O grande desafio para as empresas é reposicioná-las para conquistar as oportunidades, que em nosso país são imensas, e crescer de forma sustentável. Nesse cenário, alguns aspectos de gestão passam a adquirir uma importância maior e ocupar a mente dos empresários.

São eles o planejamento para atender a demanda; a definição de metas e objetivos; a capacitação do capital intelectual; o monitoramento do mercado para identificar oportunidades e reorganizar os negócios; e a estratégia de atuação. Para crescer de forma sustentada, passadas as turbulências de 2012 (espero que esta realmente fique para trás), é necessário focar as perspectivas de crescimento da economia projetadas para 2013 e inovar o modelo de gestão, planejando de forma ordenada as ações a serem empreendidas.

Quatro são os temas estratégicos que merecerão atenção especial por parte dos dirigentes de empresas para o Projeto 2013: incremento das vendas; redução de custos; análise do mercado; e planejamento das ações. Cada um desses temas estratégicos pode ser desdobrado em atividades que comporão o quadro final para inovar a gestão.

O primeiro deles, incremento de vendas abrange definir os diferenciais competitivos, entender o cliente, qualificar a equipe comercial e planejar e projetar as vendas. A redução de custos compreende apropriação de custos, classificação das despesas, melhoria dos processos e estabelecer metas. A análise do mercado engloba pesquisar o mercado de atuação, identificar as tendências, oportunidades e novos nichos, estabelecer as vantagens competitivas e definir as metas.

Por fim, o planejamento das ações inclui definição de objetivos e metas, elaboração do orçamento, definição das prioridades e determinar um plano de ação. As recompensas que advém de um planejamento bem executado são inúmeras, e as empresas que não se sentem preparadas para conduzir este processo podem pedir auxílio a consultorias especializadas em gestão de negócios. Elas podem fazer a diferença na conquista de mercado pelas organizações.

*Edison Cunha é consultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C).



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira