Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ansiedade – saiba mais sobre esse mal que atinge a população

Ansiedade – saiba mais sobre esse mal que atinge a população

31/03/2014 Aline Abreu, Marília Beatricci e Viviane Janoni

Ansiedade é um sentimento que acontece quando interpretamos um evento como ameaçador. Pode ter função adaptativa ou causar desconforto.

“Estou me sentindo muito ansioso(a), doutor!” – esta tem sido uma frase cada vez mais comum nos consultórios clínicos hoje em dia. Você se lembra de já ter se sentido assim?

Sentimos ansiedade quando percebemos ou interpretamos um evento como ameaçador, tanto física como psicologicamente, o que dispara uma série de reações no nosso organismo, assim como sentimentos de apreensão, tensão, nervosismo ou medo. Para piorar, nosso coração dispara, temos alterações no funcionamento digestivo, sensorial e endócrino, o que dá à ansiedade uma característica bastante peculiar.

Todos já tiveram uma experiência ansiosa pelo menos alguma vez na vida, e isso não é de todo ruim! A ansiedade pode exercer uma função adaptativa na medida em que está associada à preparação do indivíduo para lidar com uma situação ameaçadora ou desafiadora. Em muitos casos, a ansiedade prepara a pessoa para uma situação de risco real, aumentando os seus níveis de alerta. Um exemplo disto é a situação de dirigir com atenção e cuidado à noite num dia chuvoso.

O que torna a ansiedade patológica está relacionado à intensidade e ao desconforto causados para o indivíduo, comprometendo sua qualidade de vida. Assim, uma forma de avaliar os sintomas de ansiedade é investigar o foco de suas preocupações. Algumas pessoas possuem ansiedade diante de situações sociais, outras apresentam os sintomas em contextos muito específicos (como andar de avião, ver um inseto ou ir ao médico), outras ainda ficam ansiosas diante de seus próprios pensamentos de perigo (“meu filho saiu para a festa e vai sofrer um acidente”) ou mesmo pensamentos obsessivos (“se eu não fizer um ritual, algo ruim vai me ocorrer”). Cada um destes tipos de ansiedade demanda intervenções específicas. Além disso, é necessário avaliar o grau de sofrimento e prejuízo funcional que a sua ansiedade acarreta, Tal avaliação é fundamental para o mapeamento correto do problema e, consequentemente, para um tratamento adequado.

O tratamento para transtornos ansiosos pode incluir acompanhamento psiquiátrico e terapias psicológicas – preferencialmente as comportamentais e cognitivas. O tratamento correto contribui na redução da possibilidade de outros diagnósticos coexistirem futuramente, uma vez que uma pessoa muito ansiosa restringe imensamente as suas experiências prazerosas de vida, podendo, com isto, desenvolver, por exemplo, sintomas depressivos.

O tratamento permite também retomar o bem-estar físico e psíquico aos pacientes. Para isto, o primeiro passo, é perceber se sua ansiedade está prejudicando o seu dia-a-dia!



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso