Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

06/08/2014 Tamara Grigorowitschs

Tirar os cachecóis do armário, testar aquela nova receita de sopa e se deliciar com um bom chocolate quente são algumas das muitas diversões daqueles que apreciam o inverno.

Entretanto, se para muitas pessoas o inverno está associado à realização de certas atividades prazerosas, há uma categoria de “pensamentos invernais” que certamente não agrada: as assim chamadas “doenças de inverno”.

Você já percebeu que, antes mesmo de o inverno chegar, grande parte do pensamento coletivo parece estar esperando ou prevendo a manifestação de doenças associadas ao inverno?

É interessante notar que diversos estudos enfatizam a natureza mental desse processo e revelam que as ideias, sentimentos e aspirações acalentados no pensamento produzem efeitos concretos sobre a saúde e o bem estar.

Então, se “prevenir” é uma palavra-chave nesse momento, nada como começar com o próprio pensamento. Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras (de Mary Baker Eddy), obra que traz importantes contribuições a respeito das relações entre a consciência e a saúde, revela que manter a consciência repleta de bons pensamentos atua como um importante agente preventivo. A autora diz: “Envolves teu corpo no pensamento e deverias delinear nele pensamentos de saúde, não de doença” (p. 208).

Muitas pessoas estão colocando em prática essas ideias e experimentando os efeitos benéficos dessa forma de pensar. Andressa Guterres é uma delas, pois superou fortes resfriados, que a incomodaram durante muitos invernos de sua infância. O medo ao contágio e à suscetibilidade de adquirir doenças associadas a determinadas épocas do ano se desvaneceram à medida em que foram substituídos por pensamentos de calma, segurança e harmonia. Hoje a chegada do inverno não a atemoriza e os resfriados recorrentes não fazem mais parte de sua experiência.

Cultivar bons pensamentos não é um simples fruto do positivismo ou da força de vontade; significa reconhecer que a Mente divina origina tudo aquilo que é bom, puro e saudável, além de aceitar esse fato para si mesmo e para os demais. Pensar dessa forma permite desatar as amarras mentais do medo ao contágio e levar uma vida mais saudável.

Assim como as flores volvem-se naturalmente para luz, todos podem naturalmente dirigir o pensamento a essa fonte mais elevada de saúde e harmonia, para desfrutar da liberdade de viver saudavelmente em qualquer época do ano.


* Tamara Grigorowitschs é Doutora em Sociologia e, como Assistente do Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre saúde, espiritualidade e bem-estar.



Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra