Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Caminhos diferentes para obter a saúde”

“Caminhos diferentes para obter a saúde”

30/07/2015 Steve Salt

O que você vê quando se olha no espelho? Orelhas esquisitas? Uma porção de rugas? Características físicas?

Ou talvez a sua atenção se volte para algo menos evidente e mais relevante: o brilho dos seus olhos, a expressão do seu rosto, ou seja, qualidades especiais.

Faço essas perguntas porque a maneira como você se vê influencia a sua saúde.

Filósofos, líderes religiosos, poetas, doutores e pensadores vêm debatendo a natureza do homem há muito tempo. Mais do que um exercício intelectual, a avaliação cuidadosa da identidade das pessoas ampliou os limites dos cuidados com a saúde e da medicina. Um bom exemplo são os avanços da medicina integrativa, que leva em conta as múltiplas facetas de um paciente, incluindo sua dimensão biológica, psicológica, social e espiritual.

O que somos exatamente: seres físicos, espirituais ou algum tipo de mistura dos dois? Gosto de pensar que o ser físico é o ego analógico, a máquina corpórea que está se modificando continuamente, que responde regularmente aos estímulos internos e externos por meio dos nervos, da sensação de dor e de outros processos bio-mecânicos.

Uma variação contemporânea dessa versão analógica de individualidade consiste no ego digital ou quantificado. Estão surgindo tecnologias portáteis que podem ser usadas ou vestidas, que vão de braceletes a peças de vestuário,e que conseguem monitorar cada parte do corpo, por mais escondida que esteja.

Sem dúvida, o ego quantificado consiste simplesmente na conversão aritmética da atividade do corpo, na medição de coisas nas quais normalmente não prestamos muita atenção.Espera-se que a mineração de dados, a busca por padrões e por significado nos números obtidos, produza algumas informações práticas.Porém, a obsessão por esses números pode, na verdade, fazer-nos desviar do nosso objetivo de ter uma vida saudável e gerar uma grande quantidade de estresse não saudável.

“... nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”, diz Jesus em seu Sermão do Monte.Seu exame profundo do eu espiritual e sua abordagem divina do viver e do pensar resultaram em um legado impressionante de curas. Muitas das curas que ele realizou exigiam que a pessoa reexaminasse seus pensamentos e suas ações, obtivesse a correção com respeito a algum preceito moral violado ou enfrentasse o medo. Era uma verdadeira autoanálise para eles.

Podemos fazer o mesmo hoje. “Para curar um problema corpóreo é preciso levar em conta toda lei moral que tenha sido violada, e o erro deve ser repreendido”, revela Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã.“O único caminho a seguir é firmar-se em posição antagônica a tudo o que se opõe à saúde, à santidade e à harmonia do homem, a imagem de Deus”.

Enquanto os cuidados com a saúde continuam a ser associados, cada vez mais, à tecnologia, aos dados e à quantificação interminável de informações, o fato de permanecermos conectados ao nosso eu verdadeiro, pleno de qualidades nobres, e de refletirmos sobre nossa identidade interior pode resultar em benefícios para a saúde. Afinal, nem todos os números do mundo conseguiriam contar a história plena de saúde da pessoa que você é!

* Mineração de dados ou data mining é o processo de análise de grandes quantidades de dados com o objetivo de descobrir padrões ou tendências que possam representar informações úteis.

* Steve Salt é Professor de Ciência Cristã e Comitê de Publicação para Ohio, EUA.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso