Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Case constantemente com a mesma pessoa

Case constantemente com a mesma pessoa

29/05/2016 Flávio Melo Ribeiro

Chega um dia em que o casal não quer mais se afastar.

Case constantemente com a mesma pessoa

Percebe que o amor que os une faz surgir um desejo de construir algo mais do que o namoro oferece, querem compartilhar suas vidas num novo lar.

Chega o momento que pensam constantemente em casar, uma decisão séria que implica a vida de várias pessoas no entorno do casal, além deles obviamente.

Esse sentimento é vivido como para sempre, por isso que o casal troca as alianças, pois tem o intuito de juntos construir uma família, um lar e enfrentar as adversidades do mundo em conjunto.

Percebem o quanto pode contar com o outro e vivem forte sentimento de complementariedade e união. Mas como manter uma relação amorosa para sempre? Eis uma questão sem resposta precisa, haja visto que o número de separação está próxima das uniões.

Muitos estudos são feitos para compreender esse fenômeno e buscar uma fórmula do convívio; mas o mundo mudou, as diversidades aumentaram, os diferentes se aproximaram, os conflitos e a intolerância foram à estratosfera.

Porém existem algum pontos presentes nos relacionamentos duradouros e saudáveis: A compreensão das diferenças, o respeito ao outro e a sua liberdade, o carinho cotidiano, o sexo e o amor. O interessante é que esses pontos são de conhecimento da grande maioria dos casais, mesmo assim, não o seguem e desperdiçam seus relacionamentos.

Um dia desses li uma frase que sintetizava essa situação “a camélia se apaixonou pelo cacto e compreendeu seus espinhos”. Por sua vez o intolerante se espinha ao ler uma frase dessa e já está pronto para romper relacionamentos, inclusive de parar de ler esse texto.

No entanto, embora não haja uma fórmula mágica há comportamentos que quando utilizados facilitam a união. Vou citar um: case sempre com a mesma pessoa. Pelo menos uma vez por mês conversem entre si sobre o casamento realçando os pontos positivos.

E aproveite o aniversário de casamento para renovar os votos. Nem que seja apenas vocês dois, tirem esse dia de folga, ou o final de semana seguinte apenas para vocês dois e peçam um ao outro em casamento. Seja sincero ao casar com a mesma pessoa, pois unidos vocês passarão melhor pelas adversidades que se apresentam, bem como melhorar o convívio.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves