Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Células tronco para tratamento dermatológico

Células tronco para tratamento dermatológico

30/06/2012 Daniela Landim

Rejuvenescimento com células-tronco é a revolução na Medicina disponível no campo dermatológico, com resultados fantásticos.

Apresentado nos principais congressos internacionais, os tratamentos com célula-tronco já são realidade no Brasil. O uso de células-tronco para o tratamento dermatológico se dá a partir da retirada de um pedaço de pele, através de uma pequena biopsia ou mesmo de restos cirúrgicos de uma lipoaspiração.

Feita a coleta do material, este é congelado em nitrogênio líquido (criopreservação) e encaminhado para o laboratório especializado. No processo, separam e multiplicam as células, os fibroblastos que têm como sua função básica produzir colágeno e elastina, encontrados na derme, para disponibilizar em seringas em meio aquoso ou em ácido hialurônico, que serão injetadas na área do tratamento.

Injetadas estas células na derme, os fibroblastos vão produzir colágeno e elastina, com isso conseguimos reverter o envelhecimento das áreas afetadas. Podemos tratar deformidades de contorno facial, sulcos, cicatriz de acne, envelhecimento e flacidez. Aplicadas em áreas como a face, joelho, cotovelo, colo e pescoço.

Conforme passa o tempo, há uma melhora progressiva dos resultados. O nome desse tratamento inovador é Revitacel. É seguro e tem como maior vantagem a ausência de alergias, rejeição ou crescimento desordenado, pois os fibroblastos são autólogos, ou seja, do próprio paciente. Outro ponto forte do tratamento é a manutenção da longa duração desse processo, que está em torno de quatro anos.

Não há faixa etária limite para adesão desse tratamento, pois a literatura comprova que mesmo o paciente idoso, recupera sua capacidade proliferativa quando mantidas e expandidas em cultura. Somente não é indicado para pessoas que são portadoras de doenças autoimunes sistêmicas em fase ativa e doenças do colágeno.

Dentro do arsenal terapêutico atual, este é um dos tratamentos de ponta. São poucos os médicos que aplicam essa técnica. Devemos salientar que apesar de ser um grande trunfo da dermatologia, os tratamentos como: o laser, uso de protetores solar e de antioxidantes e uma boa hidratação são indispensáveis para otimizar qualquer tratamento rejuvenescedor.

* Dra Daniela Landim é dermatologista, com pós-graduação em Medicina Estética.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray