Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ceticismo ainda impera na gestão de Cloud CRM

Ceticismo ainda impera na gestão de Cloud CRM

19/07/2012 Vanessa Boldrini

Quando pensamos em soluções em cloud computing, logo imaginamos soluções imediatas, projetos rápidos, baixo custo e autonomia de implantação.

Mas nos esquecemos de que, em contrapartida aos aspectos ágeis, são requisitos básicos para o cliente: excelência em conhecimento, alto entendimento de seu negócio, senioridade no conhecimento de conceitos e, inclusive, na solução em questão.

Com relação aos produtos de Cloud CRM, para obtermos uma implantação de soluções rápidas em tempo adequado, dentro da modelagem do processo de cada organização, é fundamental haver uma gestão de projetos apta e com vasta experiência para tomadas de decisões e mudanças de estratégia de condução de forma precisa.

Comprovadamente, além do gerente de projetos, uma metodologia estruturada conduzida com alta eficiência na comunicação com os principais stakeholders efetiva o sucesso da entrega desse tipo de projeto. Afinal, CRM é um conceito que envolve processos, não apenas um produto ou ferramenta. A empresa que deseja iniciar uma implantação de solução CRM deve se preocupar, antes de tudo, em ter os processos que envolvam os conceitos de CRM bem definidos. Só assim a implantação será simplificada.

Por causa do processo ágil que um projeto em Cloud requer, há  certo ceticismo com relação ao uso de metodologias de gerenciamento de projetos. Muitas organizações acreditam que não precisam de um projeto estruturado para esse tipo de implantação. Há previsões, inclusive, de que em breve não haverá mais serviços para implantações dessas soluções.

Entretanto, na prática, as organizações continuam necessitando de garantias de entrega e de soluções aderentes a seus processos. Isso significa que as implementadoras assumem um novo papel: o de se especializar em processos – não mais em implantações isoladas de produtos e soluções.

O gerenciamento de projetos continua fundamental para que seja possível visualizar em tempo real o desfecho de qualquer implantação. Obviamente, o tempo é ainda mais determinante, já que a Cloud está intrinsecamente ligada à entrega rápida e eficaz. Entregas menores, com resultados mais rápidos, fazem parte desse tipo de projeto.

E por mais que um projeto seja parecido com outro já realizado, é sempre singular. Um fator crítico de sucesso é a identificação da matriz de responsabilidades. É fundamental entender bem a participação de cada pessoa dentro do projeto e conquistar o envolvimento da alta direção – tanto para o patrocínio, como para a tomada de decisões com velocidade.

O Cloud CRM, para ser um sucesso, tem de ser encarado como prioridade dentro da empresa. O gerente de projetos efetivo deve ter clareza do escopo inicialmente contratado. Esse é um dos tópicos mais importantes de todo o projeto, somado à comunicação efetiva. Além do escopo, é importante que todas as atividades estejam bem estruturadas e a equipe seja reconhecida por seu alto desempenho.

O projeto tem início a partir de um diagnóstico realizado para identificação dos processos-alvos de implantação da solução. A equipe responsável pelo diagnóstico deve conhecer conceitos de CRM e também os produtos de interesse para análise da aderência. Com base no levantamento do escopo é possível planejar o tempo, a equipe e os custos que serão envolvidos, bem como as funcionalidades nativas e as específicas. Nessa fase é desenhada a solução – que deve ser entregue de forma efetiva, sanando todas as dúvidas que possam surgir nesse momento.

Vale ressaltar que todas as etapas envolvidas – do desenho à implantação de fato – devem ser gerenciadas com monitoramento e controle rígidos, além de reuniões para direcionamentos e tomadas de decisão, mitigação dos riscos, comunicação aberta e direcionamento de todos os envolvidos no projeto. Quando o projeto é priorizado e conta com processos bem definidos, com uma boa gestão, comunicação ágil e aberta, além de uma equipe de alta performance,  os objetivos esperados e planejados são mais facilmente atingidos, independentemente da solução escolhida.

Vanessa Boldrini é gerente de projetos CRM da UNIONE.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso