Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como cuidar da impressora ou multifuncional jato de tinta

Como cuidar da impressora ou multifuncional jato de tinta

04/07/2012 Jorge Moreira Ferreira

O tempo de ‘vida’ de uma impressora ou multifuncional depende muito mais do cuidado que o usuário tem com o equipamento do que da marca ou tipo de aparelho.

Existem diversas marcas e modelos disponíveis no mercado e, certamente, há diferença entre eles, mas se o usuário não tomar alguns cuidados básicos, não há equipamento que resista. A primeira dica é evitar ligar e desligar o aparelho diversas vezes ao dia. Sempre que ligar o equipamento, o ideal é o deixar ligado até ter a certeza de que não será necessário usá-lo novamente.

Com esse cuidado, os cartuchos terão uma durabilidade maior e farão mais impressões, economizando tinta e dinheiro. Também se deve ter uma atenção especial na hora de desligar a impressora ou multifuncional. Há quem desligue o estabilizador e a impressora é desativada automaticamente, mas o indicado é que o aparelho seja desligado pelo botão liga/desliga existente no mesmo e só depois de finalizado o desligamento o usuário poderá desligar o estabilizador, filtro de linha ou no-break.

Se o usuário raramente utiliza a impressora ou multifuncional, orientamos que deve-se evitar deixar o equipamento desligado por períodos longos. O ideal é fazer uma impressão ao menos uma vez a cada 7 ou 15 dias. Fazendo isso, o usuário garante que a impressora estará sempre pronta para funcionar na hora em que precisar pois durante a inicialização o equipamento faz uma checagem de sua funcionalidade e alerta para alguma deficiência encontrada.

O transporte da impressora ou multifuncional também requer cuidados, principalmente, se for jato de tinta. Nunca se deve virar a máquina. Os equipamentos jato de tinta, como o próprio nome diz, possuem tinta internamente, que podem acabar escorrendo. Não é comum acontecer, mas quanto mais antigo for o equipamento, maiores são as chances.

Portanto, sempre que for necessário transportar, mantenha o equipamento na posição de uso. Outra dica importante é na hora de tirar o cartucho. O usuário não deve tentar retirar os cartuchos puxando o carro de impressão com a mão ou forçando a máquina a fazer qualquer outra operação.

Todas as impressoras possuem uma função no seu software de monitoramento no computador e/ou no próprio painel que permitem essa operação de forma mais tranquila. Portanto, para retirar ou trocar algum cartucho, sempre utilize essa função e os cartuchos se deslocarão para o local apropriado. Na dúvida, o usuário deve consultar o manual do equipamento para saber exatamente como ele opera.

A maneira como o papel é colocado na impressora também é fundamental para garantir o bom funcionamento. Primeiro, evite colocar muito papel na bandeja e também verifique se os papéis não estão úmidos. Isto pode fazer com que mais de uma folha seja puxada e haja problemas de tração.

Geralmente os equipamentos possuem em sua bandeja de entrada de papel uma peça cinza que pode ser deslocada para a direita e para a esquerda que serve para delimitar o tamanho do papel, encostando-a na margem da folha (sem apertar para não dobrá-la) o papel não ‘dança’ quando for tracionado evitando o travamento da mesma. Cuidados com a conservação e limpeza também são fundamentais. Não deixar cair líquidos, comidas, ou objetos no interior de sua impressora; tais cuidados são fundamentais para o bom funcionamento.

E se ocorrer algum problema, não tente resolver sozinho. Procure uma assistência técnica autorizada, porque, na maioria das vezes, a situação é mais simples do que se imagina, mas a tentativa de uma pessoa não familiarizada com o equipamento de resolver o problema pode causar novos danos comprometendo a funcionalidade.

Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp Informática - empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso