Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como empreender com sucesso

Como empreender com sucesso

02/08/2015 Fernando Francisco

Muitos me perguntam: Qual o melhor negócio do mundo?

A resposta poderia ser simples: possui grande demanda e baixa oferta. Há incontáveis produtos e serviços com essas características.

Mas, perceba: isso não torna um produto ou serviço algo único, inigualável, vencedor ou que se venda por si só. Há diversos caminhos para o sucesso.

A tecnologia, por exemplo, cria uma nova avenida de oportunidades que está ao alcance de todos. Isso pode ser usado a seu favor e, ao mesmo tempo, pode significar uma ameaça.

Uma pessoa, mesmo estando do outro lado do mundo, pode ser concorrente e impactar seus lucros aqui. Ter o melhor negócio do mundo depende do quanto você está disposto a ser diferente.

Não estranhe a frase: ela está correta. Para se destacar e oferecer algo que o público almeja, você tem que ser criativo, imaginativo, mostrar suas vantagens sem recorrer a velhos jargões, como “Nossa diferença é a qualidade de nossos produtos”.

Para quem ainda insiste em usá-los, trago uma triste notícia: Qualidade não é diferencial, é obrigação determinado por lei. Se você quer manter ou conquistar um cliente, terá que oferecer o que há de melhor e ponto.

O que quero dizer é que não existe um “melhor negócio do mundo”. Existem várias oportunidades para bons negócios. Se resultarão em sucesso ou serão uma perda de tempo, dependerá da forma for planejado.

O que se tem de fazer é descobrir como deixar de lado o trivial, as características encontradas em outros e partir para a inovação ou mesmo para o que é mais lógico.

Em uma de suas reportagens, o programa Mais Sucesso (TV Novo Tempo), mostrou várias entrevistas realizadas em uma mesma praça onde alkguns ambulantes vendiam lanches e sucos.

Embora houvesse quatro ou cinco vendedores comercializando lanches do mesmo tipo, um deles concentrava a maior parte dos clientes. À reportagem, ele revelou seu segredo: enquanto os demais usavam roupas comuns, ele trajava um uniforme que, por sinal, era branco.

Outro diferencial: usava um ajudante para receber os pagamentos enquanto que manipulava os alimentos utilizando luvas. Assim, fidelizou clientes. Não era um negocio diferente, sem concorrentes, inédito e ou nunca antes imaginado. O melhor negócio do mundo é aquele que primeiramente você ama; em segundo lugar, que lhe dá o retorno que você necessita e, em terceiro lugar, que depende das suas atitudes.

É isso que traz o sucesso, seja com a venda de sucos ou com a construção de carros.

* Fernando Francisco é produtor e apresentador do programa Mais Sucesso, veiculado pela TV Novo Tempo. É consultor e palestrante há mais de 20 anos nas áreas de comunicação e TI.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves