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Como executivos de TI podem ser destacar na empresa

Como executivos de TI podem ser destacar na empresa

02/10/2018 Darren Topham

É fundamental que os CIOs adotem algumas medidas assim que ingressam nas organizações.

A taxa média de rotatividade (turnover) de executivos da área de TI (CIO – Chief Information Officers) é de quatro a cinco anos, gerando nas equipes seniores de tecnologia a necessidade de se preparem para receber novos dirigentes a cada três ou quatro anos. Embora estejam disponíveis para anteciparem esse tipo de acontecimento, muitas organizações de TI geralmente assumem uma abordagem "espere e verá".

Falta premeditação para definir adequadamente novas expectativas com relação aos CIOs, envolvendo todos os aspectos de estratégia, cultura, performance e maneiras de fazer negócios. Como será discutido no Gartner Symposium /ITxpo, é imperativo no mundo digital atual que líderes de TI estejam preparados para operações de transição críticas para novos CIOs, assim que esses profissionais iniciam o trabalho nas empresas.

Por isso, pode-se afirmar que os líderes deveriam criar e seguir um guia com orientações que prepare os próprios executivos, assim como seus futuros CIOs, para o sucesso. Esses profissionais deveriam transformar os 100 primeiros dias em uma situação ganha-ganha e ajudar os CIOs a entenderem as forças e fraquezas da organização de TI.

Para tanto, dirigentes de TI deveriam criar e seguir um guia com orientações, com o objetivo de preparar a organização como um todo para obter resultados diferenciados nos negócios, com forte engajamento e evitando transtornos durante o período de transição.

É fundamental que os CIOs adotem algumas medidas assim que ingressam nas organizações, entendendo primeiramente como a empresa orquestra suas competências de TI para alcançar os objetivos estratégicos. As atividades geralmente são desenvolvidas dentro de uma estrutura de operação de TI baseada em nove elementos específicos: performance, decisões certas, finanças, estrutura organizacional, fontes e alianças, talento, maneiras de trabalho, ferramentas e posições.

É importante oferecer um sumário de atividades e status para cada um desses nove componentes, mas evite muitos detalhes operacionais nesse estágio. Eles virão à medida que o CIO consiga obter um olhar mais profundo de cada área.

Algumas medidas importantes precisam ser tomadas. O CIO deve entender a cultura atual para que ele possa obter uma sólida compreensão sobre as atitudes da organização, crenças e costumes. Apresentar um novo CIO com claras informações sobre a cultura da organização irá capacitá-lo para julgar a abertura (ou resistência) da empresa em relação a atividades ou iniciativas que ainda acontecerão.

Princípios de diretrizes formais e informais vão garantir que processos sejam conduzidos de maneira adequada, especialmente quando for necessário lidar com situações envolvendo diversos stakeholders. Equipes seniores de TI deveriam ter pronto um guia com orientações completo para apresentar aos seus novos executivos no primeiro dia de trabalho. Provavelmente, um novo CEO já teria visto a estratégia básica de TI, se uma existisse.

É recomendável focar em objetivos estratégicos e aspirações para o futuro da organização de TI, e em como eles se relacionam com a estratégia da companhia como um todo. Também é indicado destacar como cada objetivo é medido e porque foi escolhido como uma prioridade.

Outra área que precisa ser atendida pelos líderes é a atualização tática das responsabilidades atuais e futuras de TI. Isso irá ajudar CIOs a entenderem em quais atividades focarem no futuro. O conhecimento de itens como relatórios de inspeção e de auditoria é importante, especialmente se eles forem entregues nos primeiros 100 dias do CIO.

Não há dúvida que, à medida que a tecnologia influencia cada vez mais operações de negócios, a função do CIO continuará sendo ampliada em responsabilidade compartilhada e grau de importância. Para minimizar os desafios usuais e transtornos que acompanham a maioria das transições de executivos, equipes seniores de TI deveriam já possuir um guia com orientações completo para apresentar aos seus novos líderes no primeiro dia de trabalho.

* Darren Topham é Diretor de Pesquisas do Gartner.

Fonte: PLANIN



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