Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como o fabricante pode fidelizar o canal?

Como o fabricante pode fidelizar o canal?

21/08/2013 Marcos Coimbra

Fidelizar o canal não é algo tão simples para um fabricante.

Ele precisa se preocupar em auxiliar a distribuição na oferta do produto, manter a revenda satisfeita em ter a marca em estoque e, consequentemente, fazer os consumidores felizes com suas aquisições.

Diversas são as ações possíveis com o objetivo de fidelizar todo o grupo citado. E, tanto através da distribuição quanto diretamente, o fabricante precisa focar nessas atividades para manter a revenda, o principal público-alvo, em vantagem com a parceria.

Antes de mais nada, é fundamental que os produtos ofertados por dado fabricante sejam de extrema qualidade e com um percentual muito baixo de RMA (Autorização de Devolução de Mercadoria). Porém, ainda que assim seja, facilitará muito na fidelização se o lojista puder contar com um organizado serviço de pós-venda, caso necessite. Isso demonstra preocupação por parte da indústria. Estabelecer e fazer a manutenção de um programa de fidelidade onde a cada compra, o revendedor acumule pontos e troque por benefícios ou produtos para sua vitrine é um grande motivador na hora da escolha de uma marca.

Assim como, realizar compras em períodos de campanhas faz com que o lojista se motive na hora de fazer seu pedido. É sempre bom criar esse tipo de ação, principalmente no lançamento de uma linha nova, visando à experiência da utilização no mercado. A capacitação é algo importante, pois quando sabemos o que dizer sobre algo, conseguimos criar “discípulos”. Tanto os interlocutores da distribuição quanto os da revenda precisam estar devidamente treinados e portando todos os argumentos de vendas e informações relativas à marca que se deseja ofertar.

Isso garante segurança! Eventos de relacionamento e negócios são extremamente funcionais para levar conhecimento e para permitir o manuseio do produto, visto que é possível estruturar show room com bastante diversidade. Os fabricantes precisam estar sempre em dia com o que está acontecendo no mercado, com o que falam sobre sua marca e para isso podem fazer uso de pesquisas de satisfação encomendadas para agências especializadas. As mídias sociais têm ajudado na dissipação de conteúdo.

Assim como manter o site atualizado, passam a imagem de compromisso com a troca de informação. Sempre que possível, pode-se distribuir material promocional também. Para revendedores que possuem vitrines é algo bastante chamativo e proporciona uma disposição melhor dos produtos nas prateleiras. As opções de ações são variadas e os fabricantes sabem como fazer muito bem. Atualmente, temos tido muitos exemplos de investimentos na fidelidade do canal como um todo. Exemplos de sucesso que tem mantido marcas em posições estratégicas e em crescimentos progressivos.

*Marcos Coimbra, diretor da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves