Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como superar medos que impedem de realizar sonhos?

Como superar medos que impedem de realizar sonhos?

11/04/2018 Eduardo Shinyashiki

Existem momentos na vida em que queremos seguir em frente e evoluir, mas os medos nos impedem.

Medo da mudança, do novo, do fracasso, medo de decepcionar as pessoas, dos julgamentos de terceiros, entre muitos outros. O medo paralisa as pessoas e as impedem de caminhar pela vida com segurança e conquistar seus objetivos.

Embora seja positivo em alguns casos, por nos proteger e impedir que nos machuque, o medo também pode causar bloqueios e acomodação. Por isso, é tão necessário que se descubra como superar os medos.

O tema é amplo e complexo, mas para te ajudar, preparei essas quatro dicas fundamentais sobre como superar os medos limitantes e conquistar tudo que você almejar:

1º. Capacitar-se

Em qualquer área da vida que você busque crescer, é fundamental que se prepare antes. Se for profissionalmente, por exemplo, é preciso que busque aprender sobre o assunto, para que assim consiga se sobressair.

Já na área pessoal, procure se conhecer melhor e fortaleça sua inteligência emocional. À medida que se torna um especialista sobre o assunto e tendo domínio do seu universo interior e das suas emoções, naturalmente terá coragem de enfrentar qualquer desafio que apareça e superar seus medos.

2º. Acreditar em si

Fortalecer a confiança nas suas capacidades e possibilidades de realizar ajuda a superar seus medos. Isso nem sempre é simples, mas se torna possível à medida que começar a enxergar os seus pontos positivos. Embora em alguns momentos na vida seja normal que se sinta inseguro em relação a suas habilidades, reconheça que todos têm suas qualidades e você tem seus talentos e competências. Não deixe que ninguém faça com que você acredite no contrário disso.

Experimente um exercício diário de encontrar uma qualidade em você e anote, tomando cuidado para não repeti-la. E assim, com o passar do tempo, terá uma lista que sempre te lembrará de que pode confiar em você mesmo.

3º. Desapegar do comodismo

Outro obstáculo que faz com que as pessoas não consigam superar medos é o fato de não quererem se arriscar por estarem presas a uma situação cômoda, uma zona de conforto. Esse comodismo em certas situações contribui para que a pessoa permaneça em um estado por vezes medíocre, ao invés de superar a inércia, dar movimento à vida e buscar sua meta.

4º. Encarar derrotas como aprendizado

O fracasso tem sua função e não há razão para temê-lo, pelo contrário, o erro é humano e o aprendizado vindo dele será a chave para aprender a superar seus medos e finalmente chegar ao resultado escolhido, conquistando tudo aquilo que sempre almejou.

Uma derrota é tão importante quanto uma vitória, quando com ela aprendemos e crescemos enquanto ser humano e nos fortalecemos para realizar os nossos sonhos. Refletir sobre esses quatro pontos é o primeiro passo para a transformação e para mudar o ponto de vista e enxergar você mesmo e o mundo de forma diferente.

Continue procurando e seguindo o caminho do conhecimento e do autodesenvolvimento. Pesquisando e buscando enriquecer sua mente e seu coração. Dentro de você existe um poder extraordinário para ir além dos medos e das adversidades. Permita-se acessá-lo e reconhecê-lo e dizer sim para você e para a plenitude da sua vida.

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.

Fonte: Agência Nina



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa