Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ter sucesso na sua cirurgia plástica

Como ter sucesso na sua cirurgia plástica

14/05/2012 Arnaldo Korn

Segundo a língua portuguesa, SUCESSO significa obter um êxito feliz, em todas as nossas atitudes.

Obviamente sempre almejamos um final feliz, no entanto, esta trajetória deve ser muito bem cuidada e planejada com a finalidade de administrar todas as nossas atitudes. Na cirurgia plástica não é diferente. Com muitos e muitos anos de experiência e vivência na área, observo muitas pessoas que chegam ao médico sem realmente saber o que querem.

Muitas chegam ao consultório do cirurgião plástico de forma impulsiva, estimulada por terceiros. Contudo, o início do seu processo cirúrgico deve se dar entre você e seu espelho, você deve se trancar no seu quarto ou no seu banheiro e fazer a seguinte pergunta “PRECISO FAZER UMA PLÁSTICA ?” , “ESTOU INSATISFEITA OU INFELIZ QUANDO ME OLHO NO ESPELHO ?”, “QUAL A MINHA PRIORIDADE ?”.

Este primeiro passo é extremamente importante, pois a mudança do seu corpo deverá ser para você mesma. Nunca faça uma cirurgia plástica para satisfazer seus amigos, namorado ou marido. Não deposite na operação as responsabilidades de uma reconquista amorosa, ela pode até ajudar, mas não será a única responsável.

O segundo passo é a escolha do seu médico. Ele deverá ser um cirurgião plástico especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, isto é, ele cursou a faculdade de medicina por 6 anos, fez pelo menos mais 2 anos de especialidade em cirurgia geral e mais 3 anos de especialidade em cirurgia plástica. Após este período, o médico é submetido a uma prova de título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, sendo aprovado, ele pode ser intitulado de “Cirurgião Plástico”, e você poderá assim saber que este médico é habilitado para realizar procedimentos cirúrgicos.

É necessário observar também outros parâmetros, como, por exemplo, procurar conversar com outras pessoas que já foram submetidas à cirurgia plástica com este médico. Chegue antes do seu horário de consulta, veja o movimento na sala de espera, converse com as pessoas sobre sua satisfação com o médico, observe a organização e a higiene do local e quando estiver com o médico, observe a sua seriedade e postura, avalie se ele esclareceu de forma completa e objetiva suas questões.

O terceiro passo é chamado de “preparo”. Você deverá ser submetida a uma série de exames laboratoriais com a finalidade de analisar se está apta a ser submetida ao stress cirúrgico.  Em alguns casos, e a critério médico, há necessidade ainda da avaliação e liberação de outros especialistas, como o cardiologista, o mastologista, o hematologista, o psiquiatra, etc.

Sendo aprovada nos exames, basta verificar o melhor momento para realizá-la, pois é necessário o repouso relativo e específico de acordo com cada tipo de procedimento cirúrgico. Um pós-operatório bem feito poderá ser decisivo no pleno sucesso da sua cirurgia, e deverá ser levada com seriedade.

Outro ponto bastante importante que você deve observar é o local onde será feito o procedimento, em ambiente hospitalar ou em clínicas especializadas, nunca em consultório. Sendo assim, chegamos à fase final e mais dolorida: o pagamento. O preço dos procedimentos em cirurgia plástica é muito variável, porém é importante que você tenha se planejado.

Existem algumas empresas que facilitam na hora de pagar. Procure não fazer da sua cirurgia plástica uma tortura financeira.

*Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira