Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Compromisso com a Verdade

Compromisso com a Verdade

15/03/2017 Bady Curi Neto

"...que tudo seja apurado com rigor necessário.

No dia 12 do corrente mês, publicou-se no Jornal O Debate, no caderno de opiniões, um artigo de minha autoria, intitulado “Daniela Mercury e a ressaca do ultraje do carnaval”.

No referido artigo, opinava da festividade do carnaval, comparando com a maior festa democrática do país, onde todos, independente de credo, raça ou condição social se unem para brincar, sambar, em fim ser ver livre dos estresses do dia a dia, das notícias ruins que assolam o país como a corrupção, violência e etc.

Fiz elogios aos obreiros, que ao contrário da maioria da população, que não puderam gozar do feriado para manter a vida da cidade, sendo exemplificados, bombeiros, profissionais da saúde, transporte público, limpeza urbana, entre outros, com destaque aos policiais que, em dobrado serviço, permitem a segurança das pessoas, artistas e de toda a população, principalmente em uma festividade tão longa e com grande consumo de bebidas alcoólicas.

Ao final, com bases em notícias midiáticas e de várias reportagens, retratei a minha indignação quanto ao “episódio televisionado e viralizado nas redes sociais, em que Daniela Mercury, do alto de seu trio elétrico, ao passar pelo camarote da Polícia Militar, no circuito de Campo Grande/Salvador, decidiu parar de cantar e dirigiu gestos obscenos às autoridades ali presentes, em uma atitude gratuita, de total desrespeito e desacato, passível de sanções cíveis e criminais. O proceder de Daniela Mercury transformou seu carnaval em ressaca do ultraje”. Terminando, deste modo, o artigo de minha autoria.

Publicado o referido artigo, me foi retransmitido um e-mail da redação do Jornal o Debate, contando os seguintes dizeres;

“... Acredito que antes de escrever o texto o autor não tenha apurado que a Secretaria da Segurança Pública da Bahia enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso…”


“Segue a nota da Secretaria:

SSP determina apuração de ataques a Daniela Mercury nas redes sociais

Maurício Barbosa reiterou o excelente relacionamento que existe entre as forças de segurança e a artista.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou que se investigue com rigor os ataques sofridos por Daniela Mercury e familiares através das redes sociais, decorrentes do desfile da artista no circuito Osmar (Centro), na terça-feira de Carnaval. O Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos ficará a frente do caso.

"Daniela é uma artista que representa a Bahia no mundo todo e nos orgulha. É inadmissível o que vem acontecendo com ela e seus parentes. Durante o Carnaval, sempre que ela passava pelos nossos postos, ressaltava a importância do trabalho da polícia", declarou Barbosa. Acrescentou que a Polícia Militar está solidária à cantora e que na próxima semana, após viagem de trabalho, encontrará com ela e Malu Mercury.

O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, também participarão do encontro. ”

O presente e-mail com escarnecimentos foi enviado por Artur Queiroz, que em conversa telefônica informou ser assessor de imprensa da artista.

Escrevo o presente pelo meu compromisso com a verdade, se as informações anteriormente circuladas não revelavam a realidade dos acontecimentos que motivaram anterior artigo, os esclarecimentos postos dão outra conotação ao caso, que tudo seja apurado com rigor necessário.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves