Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

Comunicação unificada é alternativa para superar a crise

11/06/2016 Cristiano Felicíssimo

30% do total da receita das empresas é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa.

Com a conjuntura econômica desfavorável que está atingindo companhias de todos os setores é preciso buscar meios para driblar a crise sem deixar de investir em inovação e já visando o crescimento.

Não é à toa que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que mesmo neste cenário os gastos e investimentos com TI se mantiveram iguais ao do ano passado, correspondendo a 7,6% da receita das empresas.

Outro dado interessante da pesquisa mostrou que 30% do total é destinado a investimentos, sendo o restante classificado como despesa. Uma saída é aplicar recursos em soluções que garantam redução de custos em curto e médio prazo, como as de comunicação unificada.

O deslocamento de colaboradores mostra-se um problema para as organizações, pois as despesas com passagem e hospedagem são expressivas e impactam o orçamento. Além do tempo, que atinge diretamente a produtividade.

Por isso, a agilidade proporcionada pela tecnologia garante celeridade nos processos, o que é extremamente importante já que estamos presenciando um momento no qual apenas um minuto pode ser crucial para a tomada de decisão e as negociações.

Quando se coloca no papel o custo versus benefício dos investimentos em inovações que auxiliem na redução destes custos é possível perceber as vantagens com rapidez. A comunicação unificada consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, permitindo uma interface única para o usuário final, propiciando com que por meio de tecnologias de voz, dados e imagens, como videoconferência, audioconferência, telefonia IP, redes de voz e dados, entre outras, as companhias possam realizar reuniões, por exemplo, com a mesma eficácia e um custo menor.

Ainda é possível a implementação de equipamentos que capturam as imagens em full HD, com compressão e descompressão nas duas pontas. Durante uma reunião essa qualidade tecnológica resulta em boas experiências para ambas as partes, ajudando a quebrar a barreira cultural que faz com que haja a preferência pelos encontros pessoais.

Existem diversas soluções disponíveis no mercado e elas podem ser adaptadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. As de rádiocomunicação, por exemplo, permitem a conectividade em locais onde o cabeamento não é adequado.

Já outras podem ser aplicadas na rede de telefonia. Uma vez operando com o sistema IP, combinado de sistemas de voz e dados em uma única rede, é possível realizar chamadas gratuitas entre as filiais, além de outros benefícios.

Vale avaliar qual tecnologia atende melhor as necessidades da empresa e analisar a relação custo versus benefício em curto, médio e longo prazo. Projetos eficientes são investimentos que trazem melhoras para o dia a dia das companhias e ajudam a diferenciar as que passarão pela crise e as que ficarão pelo caminho.

* Cristiano Felicíssimo é diretor de Pré-vendas da Seal Telecom.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves