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Crise de confiança?

Crise de confiança?

04/03/2015 Wenderson Wanzeller

O Brasil está em evidência por conta dos escândalos e das recentes medidas econômicas.

E por não saber o desfecho, bancos limitam o crédito, empresários se retraem e o consumidor fica mais prevenido em relação aos gastos.

Mas, se por um lado a crise assusta, por outro, ela também oferece oportunidades para o crescimento. Sobretudo para aqueles que possuem as finanças equilibradas. Em tempos de crise, a credibilidade, ou seja, a avaliação de risco, passa ser a nova moeda de mercado. Investidores avaliam melhor os investimentos. Banqueiros analisam criteriosamente os correntistas.

E correntistas refletem mais sobre o destino dos recursos. No caso de investidores e banqueiros, a avaliação de risco é coisa levada a sério. Economistas, gestores de fundos e diretores de crédito dão conta do recado. Mas e o que fazem as médias, e até mesmo as grandes empresas, em situações como as que vivemos? Geralmente nada! Apenas seguem o fluxo da correnteza. Muitos já devem ter ouvido que é no momento de crise que se cresce – o que eu ratifico neste artigo.

Enquanto algumas empresas lutam para sobreviver, outras ficam ávidas pelas oportunidades de mercado. Portanto, se sua empresa goza de credibilidade, está capitalizada e tem condições de investir, aproveite a crise para crescer. Mas, assim como os investidores e banqueiros, seja criterioso na hora de avaliar o risco de seus clientes. Poucas empresas dão importância ao departamento de crédito e cobrança. A simples consulta do CPF ou CNPJ não é suficiente para se definir um limite.

Mesmo as consultas mais elaboradas disponíveis no mercado, não substituem, nem nunca substituirão, a análise criteriosa de um profissional. Informações simples, mas fundamentais para uma tomada de decisão, geralmente são ignoradas por quem não tem uma estrutura profissional de crédito. E essa falha, lá na frente, fará a diferença entre o calote e o recebimento da venda. Então se sua empresa está consolidada e se seu negócio é promissor, estruture o seu departamento de crédito e fique atento as oportunidades que virão.

* Wenderson Wanzeller é diretor executivo da Personalbanking, empresa especializada em consultoria bancaria, análise de crédito e cobrança.



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