Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cultive sonhos e viva mais

Cultive sonhos e viva mais

27/03/2018 Milton Nonaka

Cada pessoa deve renovar seus sonhos todos os dias.

Cultive sonhos e viva mais

A eterna juventude está na capacidade que as pessoas têm de cultivar sonhos, no eterno desejo de avançar, de crescer material e espiritualmente. O aspecto físico pode mudar e as forças esmorecerem com o passar dos anos, mas elas permanecem sempre jovens se nunca perderem a capacidade de idealizar, criar e realizar.

“Trabalhar faz parte da natureza humana. Cada indivíduo possui capacidade de criar coisas conforme sua personalidade. E o trabalho nunca fica sem recompensa. Quando essa recompensa chega, ela enche a alma de alegria”, diz o mestre japonês Ryuho Okawa no livro Trabalho e Amor, que aponta caminhos e estratégias para a construção de uma carreira brilhante.

O espírito jovem é fonte de mais vida e emana da força interior de cada pessoa, construída sobre a fé e a compreensão da própria vocação divina – sem deixar de lado o entusiasmo em trabalhar pela própria felicidade e a felicidade dos outros.

Esse espírito nos leva a ter prazer no trabalho e nos torna pessoas úteis na construção de um mundo melhor, a começar pela comunidade em que vivemos. Pessoas assim ganham o respeito e a simpatia de todos. A ausência de sonhos, em qualquer faixa etária, trava o crescimento espiritual e material.

É animador conviver com idosos que se comportam como se fossem viver para sempre. Na contramão, é triste encontrar jovens vivendo como se estivessem à beira da morte. Pessoas sem esperança, sem perspectivas, costumam se deixar levar por pensamentos negativos. Não conseguem enxergar – ou não querem enxergar – suas virtudes e capacidades.

Preferem se portar como vítimas perante tudo e todos, buscando a piedade dos outros e vestindo o manto do desânimo. São pessoas que tornam o ambiente pesado, negativo. O mundo de hoje, com suas múltiplas facilidades tecnológicas, está contribuindo para corroer a capacidade de as pessoas preservarem seus valores, sua fé e sua força interior.

É comum deparar com pessoas depressivas e sem sonhos, a ponto de muitas precisarem de cuidados médicos. Funcionários assim se tornam improdutivos. Podem ser competentes, mas se tornam um problema para as organizações – além de ser um desafio para suas famílias também.

“Para ser capaz de dedicar a vida ao trabalho, a coisa mais relevante é, sem dúvida, o entusiasmo. Você deve avançar acreditando que esta é sua vocação divina”, afirma Okawa (também em Trabalho e Amor).

“As pessoas que são incapazes de encontrar prazer onde deveriam, que nunca estão satisfeitas, irão tentar de tudo, dedicando-se a uma variedade de coisas, mas sem nunca conhecer a verdadeira satisfação”.

Que cada um, em qualquer idade, consiga renovar seus sonhos de crescimento interior, de felicidade e também de justas conquistas materiais. A cada dia é possível dar um passo adiante – no conhecimento da Verdade, no combate a um vício, na aprendizagem de um idioma, na conclusão de um curso, na formação de uma poupança para a compra de uma casa, de um carro, ou na preparação de uma viagem.

Neste ano de 2018, em especial, cultivemos sonhos de novos tempos para nosso país, compartilhando otimismo e entusiasmo com os que nos cercam. Se todos cultivarem pensamentos positivos, o Brasil será melhor.

Ryuho Okawa, no livro As Leis da Invencibilidade, diz que “nossos sonhos devem criar um mundo ideal, mesmo que nosso poder seja pequeno. Nosso objetivo deve ser o de florescer totalmente dentro de nossa vocação de vida, viver nosso tempo aqui na Terra da maneira mais plena possível e sentir orgulho por nosso modo de vida. Também devemos aspirar fazer com que nossa sociedade, nossa nação e nosso mundo se tornem lugares melhores.”

Sonhos não têm prazo de validade. Portanto, cada pessoa deve renovar seus sonhos todos os dias.

* Milton Nonaka é consultor de novos negócios da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa.

Fonte: Press Página



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso