Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Defender a água é garantir a geração de alimento e vida

Defender a água é garantir a geração de alimento e vida

22/03/2018 Antonio Luis Francisco

A água é utilizada em praticamente toda atividade humana.

“A natureza pela água”: o tema determinado ao Dia Mundial da Água deste ano não poderia ser mais apropriado para levantar reflexões a respeito do que o homem tem feito com relação a este bem indispensável à vida.

Comemorada em 22 de março, a data visa chamar a atenção para a grande degradação dos recursos hídricos em todo o mundo e a busca por soluções para reverter o atual quadro e promover sua preservação.

A água é utilizada em praticamente toda atividade humana. Alimentação, higiene, geração de energia, agricultura, pecuária, indústria. Não é demais repetir, mas dela depende a continuidade da vida.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que 1,8 milhão de pessoas ingerem água contaminada e 80% das águas residuais são despejadas sem tratamento no meio ambiente. Cerca de 1,9 milhão de pessoas vivem em áreas onde a água já está em falta. É possível observar muitas transformações na natureza.

Estações perdem suas características, excesso de chuvas em algumas regiões, escassez em outras, tempestades e secas fora de época, ocasionando inundações inesperadas ou acelerado processo de desertificação e erosão, mudanças que tornam mais desafiadoras as atividades relacionadas à geração de alimentos.

A ONU defende a adoção de medidas e soluções que privilegiem a melhor gestão ambiental para a limpeza e armazenamento de água. Diversas técnicas podem ser utilizadas para recuperar mananciais, margens de rios, mangues, pântanos, florestas, reorganizando o ciclo natural, a partir dos próprios meios e ambientes da natureza.

Paralelamente, a tecnologia pode ser uma forte aliada no melhor uso dos recursos hídricos em diversas atividades, como na agropecuária e na indústria alimentícia. A criação de animais e o processamento de alimentos são alguns setores que fazem uso de significativo volume de água e que podem se beneficiar de máquinas e equipamentos que ajudam, e muito, a reduzir o consumo de água e de energia elétrica em tarefas de limpeza.

As lavadoras de alta pressão são exemplos de máquinas que oferecem altíssima relação custo/benefício. Em algumas aplicações, consomem até 80% menos água, se comparado a métodos convencionais como o uso de mangueiras comuns, facilitando a execução da limpeza e higienização das propriedades rurais e áreas produtivas.

Sejam em culturas que exijam a higienização com água quente, como na produção de suínos, as lavadoras não só tornam a limpeza mais rápida e eficiente, utilizando menos recursos hídricos, como exigem menos esforços dos trabalhadores responsáveis por essas tarefas, além de serem preparadas para atenderem a grandes jornadas.

É uma solução segura para a condução das atividades humanas, para a geração de alimentos e para o bom uso dos recursos hídricos. É dessa forma que as sociedades conseguirão retomar o caminho do crescimento sustentável e responsável.

A combinação entre tecnologia, técnicas naturais e posturas mais conscientes é o meio mais indicado para garantir que a água atenda às necessidades de todos, ainda que seja um bem limitado.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.

Fonte: Via Pública Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira