Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E-commerce: você está preparado para as oportunidades?

E-commerce: você está preparado para as oportunidades?

22/02/2018 Rodrigo Lobato

Este ano promete ser um marco positivo para a indústria do comércio eletrônico.

E-commerce: você está preparado para as oportunidades?

Um relatório recente da Ecommerce Foundation, por exemplo, prevê um aumento global de US$ 2,7 bilhões nas vendas online. E para ajudar, 2018 também estará cheio de oportunidades para envolvimento com os consumidores, não só com datas já consolidadas por aqui, como a Black Friday, mas também com grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo da FIFA, ou mesmo as Olimpíadas de Inverno.

Mas você está preparado para extrair todo o potencial dessas oportunidades que virão?

O segredo, nesses casos, é começar o seu planejamento com o máximo de antecedência possível. No caso das campanhas de retargeting esse cenário é particularmente verdadeiro, uma vez que a antecipação possibilita mais tempo para análises e estudos que ajudem a elaborar estratégias assertivas para direcionar os tráfegos e as mensagens que serão utilizadas em cada ocasião.

Para auxiliar nesse planejamento, listei alguns dos principais eventos que deverão movimentar o e-commerce em 2018, junto com algumas dicas de preparação:

#1 Eventos esportivos: campanhas consistentes

Em 2014, as Olimpíadas de Inverno e a Copa do Mundo da FIFA alcançaram uma audiência global de 2,1 bilhões e 3,2 bilhões de pessoas, respectivamente. Com tamanha relevância, a previsão é que em 2018 esses eventos quebrem um recorde na indústria do e-commerce, uma vez que geram grande quantidade de tráfego de consumidores para diversos setores, como, por exemplo, nas vendas de eletrônicos (especialmente TVs), no varejo esportivo ou mesmo nos setores de moda e cosméticos, que exploram as figuras dos atletas.

Porém, embora as marcas geralmente elaborem campanhas complexas para esses eventos, para extrair o máximo potencial do período é importante contemplar experiências realmente abrangentes e, de preferência, omnichannel para os consumidores. As campanhas de retargeting, por exemplo, devem combinar as preferências e o perfil comportamental dos usuários, fornecendo uma camada de personalização nas campanhas – como produtos e recomendações exclusivos para cada usuário. As comunicações por e-mail e as recomendações em redes sociais podem garantir uma complementariedade, constituindo uma campanha altamente impactante, coerente e eficiente.

#2 Feriados e datas especiais: prevendo a intenção do cliente

Eventos e datas especiais contribuem muito significativamente para as vendas do comércio eletrônico. Sejam as datas especiais como Dia das Mães e das Crianças, ou mesmo eventos individuais como aniversários, o ato de comprar presentes para os entes queridos será sempre uma oportunidade para as marcas. Desde 2010, por exemplo, vimos um crescimento constante das despesas totais no Dia das Mães. No ano passado, houve um aumento recorde de US$ 21,4 bilhões para cerca de US$ 23,6 bilhões, o que sugere que 2018 não será diferente.

Os consumidores em todo o mundo tendem a gastar muito tempo e dinheiro procurando o presente ideal para essas ocasiões, e à medida que se esforçam para encontrar um produto com um toque pessoal, tendem a ser mais afetados por anúncios personalizados. Por isso, para maximizar os resultados no retargeting, é importante usar uma segmentação avançada de usuários com base nas suas intenções de compra.

As ferramentas podem segmentar muitos grupos de clientes com base em suas pesquisas - por exemplo, uma busca por máquinas de barbear antes do Dia dos Pais pode ser considerada como uma procura por um presente. Uma campanha assertiva exibiria peças criativas personalizadas com a categoria de produto em que ele estava interessado, contemplando também outras atividades genéricas direcionadas ao Dia dos Pais.

#3 Promoções sazonais: reconecte-se com usuários

Períodos especiais de descontos também são muito importantes para gerar vendas ao longo do ano. Ocasiões como a Black Friday e a Cyber ??Monday, por exemplo, ou mesmo datas propícias para ofertas como o dia do Consumidor, são boas oportunidades para os comerciantes se reconectarem com clientes antigos, que visitaram sua loja há muito tempo. Com essas promoções especiais de ocasião, é possível resgatar esses consumidores e convencê-los a fazer novas compras.

Os usuários geralmente ficam interessados ??em novas ofertas durante esses períodos, e muitos já visitaram o site em busca de determinados produtos anteriormente. Por isso, os anunciantes devem lembrar esses consumidores sobre os produtos que estavam buscando anteriormente, direcionando ofertas especiais. Após esss eventos, também é possível voltar a interagir e engajar esses consumidores com anúncios de produtos complementares.

* Rodrigo Lobato é country manager Brasil da RTB House



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira