Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É possível ser uma indústria ecologicamente correta

É possível ser uma indústria ecologicamente correta

01/09/2012 Jacinto Silveira

A onda de preservação é crescente mundialmente e se torna ainda mais forte a cada ano.

Com tantas discussões na mídia sobre emissão de gases, aquecimento global, escassez de recursos, probabilidade de falta de água nos próximos anos, desmatamento e queimadas, não há como ficar fora desta mobilização. Em Santo Amaro da Imperatriz/SC, uma indústria de produtos de higiene pessoal adotou a ideia da sustentabilidade e criou uma política ambiental.

Na Flexicotton foram criadas campanhas a favor da conscientização com a realização de atividades internas e externas. Entre elas, a recente distribuição de canecas personalizadas para todos os colaboradores com o nome gravado e uma mensagem de sensibilização alertando sobre a importância da redução do consumo de copos plásticos.

Iniciativas como o uso de cartazes com informações sobre como ajudar a preservar o meio ambiente, distribuição de pontos de coleta para reciclagem de pilhas e óleo, além do plantio de mudas e sementes nativas da Mata Atlântica, pelos colaboradores, também fazem parte das ações estabelecidas pela indústria catarinense.

Atos pequenos que têm como objetivo reduzir o impacto ambiental e, principalmente, trazer essa cultura sustentável para mais próximo dos colaboradores. Na empresa, os funcionários vestem literalmente a moda ecológica, pois seus uniformes são desenvolvidos através de fibras de garrafa pet e algodão orgânico.

A roupa é mais resistente e, por incrível que possa parecer, mais confortável e macio. O custo é cerca de 10% mais alto do que o de um uniforme comum, mas se considerarmos todo o conceito que as peças carregam, é muito válido o investimento. Ações didáticas junto aos colaboradores também são formas simples de mostrar, na prática, o que pode ser feito para evitar o desperdício de matéria-prima e o melhor aproveitamento dos produtos.

Um exemplo que utilizamos, e surtiu muito efeito, foi reunir todos os produtos bons, mas que eram rejeitados por um descuido ou falta de atenção, e somá-lo. Ao final do dia mostrávamos o desperdício e fazíamos a relação sobre quantas horas de trabalho o colaborador acabou jogando no lixo.

Criamos metas no chão de fábrica para diminuir os resíduos e o resultado dessa ação vem sendo muito satisfatória ao final de cada mês. É um desafio recompensador trabalhar com a sustentabilidade. Com ações que já devem fazer parte do DNA das indústrias, hoje posso falar com propriedade sobre como é possível lucrar sendo sustentável.

Jacinto Silveira é Empresário.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira