Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

22/10/2015 Patricia Casseano

Hoje, frente ao cenário econômico que dispensa comentários, muitas empresas e profissionais têm tido atitudes tímidas com relação ao desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento da marca e de sua carreira.

Porém, é justamente nesse contexto que digo que é preciso andar na contramão.

O que quero dizer com isso? A hora de investir em comunicação e relacionamento de modo a construir ou solidificar uma marca é, justamente, agora.

Uma boa reputação não dispensa cuidados em tempos de crise. Por isso, focar todos os esforços em vendas, com soluções que tragam resultado em curto prazo, pode não ser o suficiente para obter os efeitos desejados, seja para uma marca ou para uma personalidade, como um autor de livros, por exemplo.

Perca o medo, ouse. Olhe para o seu orçamento e, se concluir que tem uma verba para investir em qualquer outra coisa, ou investir em sua marca, decida por sua marca.

Afinal, hoje podemos contar com a força das redes sociais, da comunicação ágil por meio de blogs, sites, rádios e até mesmo da própria imprensa tradicional.

Em outras palavras, nunca houve tantas possibilidades para se superar um período de turbulência e, ao mesmo tempo, cuidar da imagem.

Orçamento limitado não pode mais ser desculpa, pois há estratégias de comunicação super eficientes que não necessitam apenas de investimento financeiro.

Elas exigem muito mais da criatividade e do relacionamento. Um case de sucesso me vem à mente nesse momento. Não faz muito tempo, uma empresária do ramo de estética estava um tanto quanto desmotivada com seu negócio.

Ela havia decidido reformar sua clínica, nesse ano, para melhor atender ao cliente, mas não contava com o retrocesso econômico.

Conclusão: com a sede fechada, ela passou a atuar em outro local que não a agradava e aos poucos seus clientes foram debandando.

Ela não tinha os maiores recursos do mundo, mas ainda assim, decidiu ouvir um especialista em comunicação e construção de marcas e foi surpreendida.

Uma matéria sobre sua clínica e suas ações para superar a crise, divulgada em um dos maiores jornais da cidade, fez a situação mudar. A clínica ainda não voltou para a sede oficial, mas a proprietária modificou sua percepção do negócio.

Passou a acreditar mais em seu potencial, e tomou atitudes para investir em relacionamentos e na construção de sua marca. Em tempos de crise, ela investiu em comunicação enquanto seus concorrentes ficaram retidos em ações de vendas.

Ela saiu na frente. Se neste ponto do artigo você estiver pensando: mas eu não sei fazer isso. Minha resposta é “ainda bem”. Cuide de seu negócio, pois há especialistas para resolver essa questão para você.

A única alternativa que precisa ser descartada é a de que nada pode ser feito em tempos de crise. Escolha vender lenço, ao invés de chorar e invista em ações de comunicação que construam e solidifiquem a sua marca. Depois disso, comemore os resultados.

* Patricia Casseano é jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação para Construção e Solidificação de Marcas e CEO do Grupo Image, agência full em comunicação.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso