Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empresas: onde armazenar tanta informação?

Empresas: onde armazenar tanta informação?

23/01/2013 Ezequias Sena

Muito tem se falado na recente explosão de dados, já que 90% de toda informação do mundo foi colocada em rede nos últimos dois anos.

Análises de grandes consultorias, como IDC, KPMG e Gartner, entre outras, mostram que o Brasil precisa expandir sua infraestrutura de comunicação para dar conta de um novo ritmo de tráfego de dados – em que o comércio eletrônico e o segmento corporativo deverão ser os grandes responsáveis por um aumento de oito vezes no volume de informações nos próximos quatro anos.

Além da hospedagem em nuvem, as empresas devem passar a investir pesadamente em Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software como Serviço (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS), dependendo cada vez mais de uma conectividade segura para que os negócios prosperem. Isto sem mencionar a disponibilidade total e incondicional dos Data Centers – que serão colocados em xeque neste novo cenário de troca alucinante de informações.

Mais do que oferecer processamento e armazenagem de informações em larga escala, um Data Center eficiente deve fornecer um diagnóstico exato das necessidades da empresa que contrata seus serviços e corresponder às altas expectativas do cliente em termos de disponibilidade, performance e segurança. É igualmente fundamental garantir progressão contínua para cada etapa do crescimento da empresa contratante, que pode contar com uma instalação consolidada e dedicada, ideal para operações de processamento de dados de missão crítica com serviço ininterrupto, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Além do Data Center, a terceirização dos serviços de TI assumiu um formato consideravelmente diferente nos últimos anos. Hoje podemos oferecer soluções padronizadas dentro de uma base em que a empresa contratante paga apenas pelo que usar ou acessar. A cloud computing tem exercido um papel decisivo nessa possibilidade, permitindo que até mesmo empresas com um ambiente complexo de TI possam manter o foco em seu core business e contar com soluções BPO (Business Process Outsourcing).

A base desse serviço é o processamento das aplicações e o armazenamento de dados fora do ambiente in-house. Trata-se de uma grande  rede de servidores conectados entre si, e que, por sua vez, se comunicam com clientes e estações de trabalho. Eles representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, proporcionando a otimização de sua utilização sem vincular um hardware a uma infraestrutura.

Com base nessa tecnologia é possível flexibilizar e ampliar os serviços. Até mesmo as pequenas e médias empresas não devem esperar pelo caos da explosão de dados, tomando providências para evitar uma trombose na rede de distribuição de informações. Afinal, é preciso que a informação tenha sempre como ser capturada, armazenada, processada e distribuída com segurança. Sempre.

*Ezequias Sena, diretor comercial da Online Data Center, empresa que atua há quase 20 anos em TI, correspondendo às novas demandas de mercado e alinhando as necessidades dos clientes com novas e eficientes tecnologias disponíveis.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves