Portal O Debate
Grupo WhatsApp

ESG qualifica empresas na busca por investidores

ESG qualifica empresas na busca por investidores

11/09/2021 Fábio Orneles

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.

Por que essa sigla ganhou tanta notoriedade no mercado de capitais? Para responder essa pergunta, precisamos entender melhor os diferenciais das empresas focadas em boas práticas de sustentabilidade.

Sabemos que ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, social e governança corporativa), mas o que isso muda para as organizações na prática?

O primeiro critério que vamos abordar é o ambiental, além de considerar a responsabilidade das empresas em relação aos recursos naturais e o meio ambiente, leva em consideração a eficiência em suas operações.

Por exemplo, um processo produtivo que consegue qualificar e reciclar os resíduos gerados, não somente contribui para o meio ambiente, mas também gera incremento de produtividade.

Em relação ao parâmetro social, avaliamos a postura da empresa em relação aos personagens envolvidos nos processos da organização (colaboradores, fornecedores, consumidores e comunidade em que opera).

No eixo colaboradores, por exemplo, é observado o empenho da companhia em garantir treinamentos e segurança nas atividades prestadas, além do fortalecimento da cultura no ambiente de trabalho.

Já com os consumidores, o cuidado em oferecer serviços e produtos de boa qualidade e adequados às demandas.

Ainda nesse aspecto, busca-se também a prática de ações que promovam as comunidades envolvidas nas atividades da empresa, como tal, a realização de eventos beneficentes e a doação para grupos em situação de fragilidade social.

Quando observado o aspecto de governança corporativa, empresas ESG devem adotar medidas que garantem a transparência na prestação de contas, respeito aos códigos de ética e equidade em relação aos seus acionistas, sobretudo minoritários.

Organizações com boas práticas de governança proporcionam maior previsibilidade e alinhamento com o investidor.

É consenso também, que as empresas que se enquadram como ESG terão maior facilidade em cumprir os critérios propostos pela ONU na Agenda 2030, que busca contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelos 193 países-membros.

Agora que entendemos as características do ESG, podemos confirmar que a crescente busca dos investidores por essas empresas é motivada não somente pelas boas práticas que garantem respeito ao meio ambiente e sociedade, mas também por maior competitividade no longo prazo.

Temos que destacar, que a pandemia aumentou a preocupação das pessoas de forma geral com pautas ligadas a sustentabilidade.

Já é percebido pelo mercado a busca por produtos e serviços que tenham impactos positivos no meio ambiente e esse fator também pressiona as empresas a se adequarem como ESG.

Por fim, diante dessa tendência, várias organizações tem restruturado suas estratégias de negócio e marketing, direcionando esforços para atrair essa parcela de mercado preocupada com práticas socioambientais e produção limpa.

* Fábio Orneles é assessor da Atrio Investimentos.

Para mais informações sobre ESG clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira