Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Falta de vontade e depressão

Falta de vontade e depressão

24/07/2015 Flávio Melo Ribeiro

É muito comum os meus pacientes depressivos reclamarem da falta de vontade para tudo.

E mais comum ainda me relatarem o quanto são orientados pelos parentes e amigos para terem vontade para fazer as atividades.

Entendo a boa vontade nesses conselhos, mas totalmente ineficaz. Quem convive com alguém depressivo entende muito bem o que estou dizendo.

E por que não dá resultado? Porque o que mais caracteriza a depressão é a falta de futuro!!!!! Na depressão profunda o depressivo não vê futuro e consequentemente nada na sua vida tem sentido.

Portanto sem futuro não há vontade. Na realidade a vontade é anunciadora do que já escolhemos, por exemplo: primeiro provamos um sorvete, num outro dia surge a vontade de come-lo novamente.

Como também não sentimos saudade de quem nem sabemos que existe, primeiro conhecemos a pessoa, depois sentimos vontade de reencontrá-la.

Inicialmente escolhemos diante de um futuro possível ou mesmo imaginário, depois a vontade anuncia a nós e aos outros nossa escolha. O que o Depressivo precisa readquirir é um pouco de futuro.

Se você quer ajudar um depressivo, procure organizar sua vida presente, pois esta já implica um futuro imediato.

A primeira coisa a ser feita é ajudá-lo nas atividades que o desdobramento das mesmas implicam a sua presença e intervenção.

Claro que essas atividades precisam ser fáceis e ao alcance do que ele possa desenvolver, visto que já se encontra frágil e muitas vezes pessimista diante das suas ações.

Ajudá-lo a dar o primeiro passo é a fase mais difícil. Uma vez construindo um pequeno cenário de vida, a vontade começa a ressurgir.

Porém o mais difícil é conter a ansiedade de quem está acompanhando o depressivo, pois este quer resolver logo e muitas vezes apressa o que deve vir devagar, mas com base.

lgo que ajuda é psicoterapia em grupo, quando os demais componentes apoiam as iniciativas, mesmos as que parecem muito pequenas para quem está de fora do problema.

* Flávio Melo Ribeiro é psicólogo.



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray