Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gastronomia com lembranças da infância

Gastronomia com lembranças da infância

26/02/2016 Manoel Reis

Qual o sabor da sua infância?

Quais aromas te fazem viajar no tempo, te levando, por exemplo, diretamente para um café de fim de tarde na casa dos seus avós? Ou então, para os tradicionais almoços de domingo?

Esse poderosos alimentos, responsáveis por nos proporcionar uma agradável e nostálgica sensação de prazer, fazem parte da gastronomia conhecida como Comfort Food.

Contudo, apesar do nome parecer sofisticado, o grande segredo dessa culinária está na simplicidade das coisas. Seus pratos não precisam ser contemporâneos, modernos ou gourmet, mas se alguns desses estilos te fizerem recordar um momento especial, pode ser também.

A essência da Comfort Food é representar os aromas e sabores que marcaram nossa infância ou uma situação agradável pelo qual passamos.

Esse conceito surgiu nos Estados Unidos no fim dos anos 80 como um contraponto ao fast e junk food, que se tornavam cada vez mais dominantes na mesa das famílias, por meio de refeições congeladas e industrializadas.

O Comfort Food representava o resgate do prazer de consumir uma comida caseira saborosa, preparada com ingredientes saudáveis, de maneira simples, mas com grande valor sentimental.

Contudo, nos proporcionar boas lembranças não é a única função da Comfort Food. Também estamos falando de uma excelente aliada em momentos de estresse ou tristeza.

Pois, quando não estamos em nossos melhores dias é comum buscarmos algo que faça nos sentir bem e, para muitas pessoas, uma comida saborosa é o melhor remédio.

A busca por esses alimentos acaba sendo quase que instintiva, uma vez que o que mais importa é a relação realizada pelo nosso cérebro quando entramos em contato com esses sabores, que faz com nossa memória reviva bons momentos e nos proporcione uma sensação de bem-estar maravilhosa.

Outro ponto interessante dessa gastronomia é sua diversidade. Afinal, o que é Comfort Food pra mim, não é necessariamente pra você.

Isso acontece porque, como esses alimentos se relacionam diretamente com a sua história e trajetória, cada pessoa tem as suas preferências e lembranças.

No Brasil, a tendência começou a ser explorada com mais intensidade nos últimos anos. Não é à toa que os famosos bolos caseiros deslancharam no mercado.

Afinal, quem nunca passou por uma dessas lojinhas, sentiu aquele cheirinho de bolo de vó e conseguiu passar direto sem dar uma paradinha?

É simplesmente irresistível, pelo menos pra mim! E pra você, te pergunto novamente, qual o sabor de sua infância?

* Manoel Reis é graduado em Gastronomia e tem mais de 10 anos de experiência nas áreas de soverteria e confeitaria, tanto tradicional quanto diet. Possui participação em diversas feiras no Brasil e no exterior.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso