Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gol contra o meio ambiente

Gol contra o meio ambiente

05/07/2010 Fernando Coelho Correia

Enquanto a sociedade brasileira volta sua atenção aos jogos da Copa, uma Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados pretende aprovar, no dia 06 do corrente, o relatório e emenda substitutiva global apresentada pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB), que incorpora e encampa os interesses do agronegócio.

Esta Comissão é composta na sua maioria por deputados ruralistas e tem o objetivo de apreciar 11 projetos de lei que visam alterar a legislação ambiental.

O referido substitutivo global é polêmico por apresentar medidas menos protetivas ao meio ambiente, dentre as quais destaca-se: redução da faixa mínima de proteção às margens de rio de 30 para 7 metros; autorização para os estados fixarem limites e parâmetros menos protetivos aos já estabelecidos na legislação federal; revogação do Código Florestal brasileiro;  e concessão de  anistia a quem desmatou ilegalmente áreas ambientalmente protegidas.

Ressalte-se que o substitutivo global de Aldo Rebelo, se aprovado, permitirá o uso e a ocupação em áreas de vulnerabilidade socioambiental: com declividade acentuada; topos de morros; e montes e montanhas. Permitirá, também, que os municípios estabeleçam suas regras de uso e ocupação do solo liberando, tanto na área urbana como rural, a ocupação de áreas vulneráveis a deslizamentos.

Setores da sociedade civil ligados à agricultura familiar, como o MST, Via Campesina e Comissão Pastoral da Terra têm se manifestado contra a emenda, por entenderem que a medida visa aos interesses do agronegócio e que causará forte impacto no patrimônio florestal e na biodiversidade brasileira, cuja manutenção e uso racional é imprescindível para a subsistência e fixação da agricultura familiar no campo.

Diante desse quadro, foi aprovada na 4ª Conferência Nacional das Cidades, moção contrária as referidas alterações e reclamando maior discussão sobre tão relevante tema.

* Fernando Coelho Correia, Advogado (Direito Urbanístico e Ambiental) - Delegado na 4ª Conferência Nacional das Cidades



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira