Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gostar de si para gostar do outro

Gostar de si para gostar do outro

13/07/2015 Flávio Melo Ribeiro

Gostar de si para gostar do outro, esta é uma regra básica nos relacionamentos amorosos.

Gostar de si significa a pessoa conseguir se olhar a distância de si e se ver como um indivíduo no mundo, vivendo situações, se relacionando com os outros e por fim: aprovar o que viu.

Ao fazer isso a pessoa desenvolve amadurecimento e combate a carência.

Importante para não exigir que o outro supra sua carência, algo que nunca será possível, pois não interessa o que o outro faça, diante de um carente toda ação não será suficiente.

Hoje em dia é comum as pessoas reclamarem de solidão, de não conseguirem achar a pessoa certa, da maioria não levar os relacionamentos amorosos a sério, mas muitas vezes é a própria pessoa que não está preparada para um relacionamento.

Se sente tão só que espera que ao iniciar um relacionamento este já se torne sério e que dure por muito tempo, ou mesmo para sempre.

Esse tipo de pensamento tende a criar diversos comportamentos que na visão do outro mais afastam do que aproximam. Gostar de si não está ligado à beleza, mas a segurança ontológica, quer dizer segurança de si.

Saber o que quer, como quer, ter um projeto definido, saber lidar com as adversidades do mundo, ultrapassar os desafios. A pessoa equilibrada emocionalmente e segura de si passa um carisma tão grande que é difícil alguém não gostar.

Se a natureza não lhe foi benéfica quanto à beleza, as atrações virão por outros predicados. Mas se a pessoa é insegura e não gosta de si, pode ser linda, mas acaba ficando sem graça diante de quem a observa.

Procure diariamente se observar, perceber o que as pessoas gostam em ti. O carisma é da pessoa, mas são os outros que elegem a pessoa como carismática.

A beleza é constitutiva da pessoa, mas são os outros que a elegem bela. Então preste atenção no que os outros falam a teu respeito, o que elas acham bonito, o que elas curtem na tua personalidade, e invista nisso.

Procure melhorar o que já é bom, faça disso um diferencial aos olhos do outro, deixando de focar nos seus defeitos, sentindo-se assim mais seguro.

* Flávio Melo Ribeiro é psicólogo.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso