Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Home Office: do preventivo ao perpétuo

Home Office: do preventivo ao perpétuo

05/04/2021 Fábio Akiyama

A pandemia, algo que jamais havíamos esperado, vem em nossa direção e modifica todo o nosso dia a dia e estrutura.

Transformamos a nossa casa em escola, trabalho, academia e tudo mais que frequentávamos no nosso dia a dia. Não estávamos preparados para tamanho mudança de maneira inesperada nem nós e nem a nossa casa.

Algo que a gente acreditava que fosse durar no máximo três meses, já está caminhando para quase um ano, e pelo que estamos percebendo, pode ser que dure ainda por um bom tempo.

Ciente dessa realidade, muitas empresas estão adotando de maneira permanente o home office, e nessa situação, temos que nos perguntar se estamos preparados para isso.

Como profissional fisioterapeuta, percebo a grande quantidade de pessoas que têm sido vítimas do home office. Isso aconteceu porque boa parte passou a trabalhar mais horas e em um ambiente impróprio.

E acabam tendo muitas dores na região lombar, cervical ou cefaleias tensionais que são rebeldes aos tratamentos medicamentosos, além da famosa coluna “travada”.

Percebi que estava em uma batalha injusta, as pessoas passam uma hora por semana comigo, e o resto do tempo em seu posto de trabalho, que muitas vezes é em uma mesa de jantar com uma cadeira de altura inapropriada, e com o computador fora do alcance de seus olhos.

Percebi então que a intervenção terapêutica também deveria ocorrer no “ambiente”. Após isso, comecei a ver que meu trabalho tinha melhores resultados. Antes disso, era como se eu estivesse limpando o peixe jogando-o de volta no aquário sujo.

Cada corpo, posto de trabalho, cada tipo de computador, são únicos e precisam estar de acordo com cada usuário, ou podem causar desarmonias.

Precisamos entender o que precisa ser mudado. As pedras demoram a se adaptar, mas a areia se adapta fácil. Então precisamos descobrir as pedras e pedregulhos e deixar que a areia se adapte.

Foi então que hoje eu trabalho entrando de maneira virtual ou presencial na casa dos meus pacientes e os ajudo a deixar o seu ambiente de home office mais apropriado e menos nocivo para seu corpo. Foi assim que percebi que as dores nas costas e as colunas travadas não tinham mais recaídas.

Se você sente dores nas costas, pescoço ou tem tido dores de cabeça no final do dia, pode ter certeza que seu ambiente está inapropriado para tantas horas em que você fica sentado na sua casa trabalhando.

Hoje estamos propondo ajustes no posto de trabalho e em alguns casos tratamento com alongamentos e exercícios guiados de maneira virtual, para que esse tempo de trabalho seja cada vez mais natural e menos nocivo.

* Fábio Akiyama é fisioterapeuta e trabalha com a microfisioterapia, terapia que estimula a auto cura através do toque, ou seja, faz com que o corpo reconheça seu agressor e inicie o processo de reprogramação celular. 

Para mais informações sobre home office clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Carolina Lara



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira