Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Interatividade é tendência no marketing promocional

Interatividade é tendência no marketing promocional

13/08/2012 Sandro Ari Pinto

Na era da interatividade, não basta ver para comprar, o consumidor busca algo que possa vivenciar e vai escolher o produto que oferecer a melhor experiência. Isso vale para o mercado de uma maneira geral, sobretudo, para a área de promoção.

Cada dia que passa, vemos o uso da tecnologia a serviço de uma estratégia para aguçar os sentidos do comprador. Vivemos a era da “economia da experiência”. Vende o seu produto ou serviço quem oferecer a melhor sensação.

Os brasileiros são consumidores muito mais emocionais do que parece e para a maioria existe uma verdade que é a de viver a compra. No contexto de consumidores, marcas e sensações, a mídia tradicional e a internet serão meros veículos que levaram a massa inteira para participar, experimentar e vivenciar as ações que vão conquistar a mente e coração dos clientes.

Presenciei cases interessantes, nesse sentido, em fevereiro em Las Vegas, nos EUA, na GlobalShop, com a M&M e a Coca Cola.  Nos espaços destinados a essas “Love Brands” os clientes tiravam fotos, dançavam, assistiam filmes em 3D com a materialização da marca como personagem. A personalização do produto interagindo com o público.

Marcas e produtos ganham outra dimensão e deixam de ser algo concreto para se tornar experiências que ficam na lembrança da pessoa. A M&M criou, por exemplo, uma máquina em que era possível customizar os chocolates com o nome de alguém que se ama, aliando tecnologia e experiência.

Essa, sem dúvida, é umas das fortes tendências nessa área, transformar o ponto de venda em cenário em que os personagens são consumidores e marcas. Apesar de todas as particularidades do mercado consumidor brasileiro e de como ele vem se comportando durante a crise econômica, acredito que continuaremos a ver estas tendências aportando cada vez mais por aqui, especialmente no que diz respeito às tecnologias digitais influenciando comportamentos de compras dentro e fora dos pontos de vendas e o foco na interatividade como forma de agregar valor à marca.

Sandro Ari Pinto é vice-presidente da CIAGROUP.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves