Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Música para educar

Música para educar

28/01/2014 Gilmar Silvério

Já dizia Platão que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.

A ideia surgida na Grécia Antiga ganha consistência nos dias de hoje, em que a dinâmica das relações pessoais e do aprendizado avança numa velocidade cada vez mais espantosa. Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que o ensino da música melhora o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de auxiliar na leitura.

A pesquisa mostrou que os alunos que tiveram aulas de música conseguiram ler, em média, 14 palavras a mais por minuto. Houve ainda aumento das notas nas disciplinas de português e matemática. Outro levantamento, de especialistas alemães, indica que as pessoas que analisam tons musicais têm área do cérebro 25% maior em comparação a quem não desenvolve nenhum tipo de trabalho musical.

Os resultados só reforçam o que diversos educadores defendem para o universo atual das escolas: a necessidade de desenvolver a mente humana, promover o equilíbrio e o bem-estar das crianças e adolescentes e facilitar a concentração e o aprimoramento do raciocínio e de suas habilidades. Várias experiências de incluir o contato com a música na grade curricular já têm sido feitas.

É o caso, por exemplo, das escolas da rede municipal de Santo André, na região do ABC paulista. Desde agosto de 2012, 1.400 estudantes do 2º ano do ensino fundamental (crianças com sete anos) passaram, dentro do período regular de aula, a aprender a cantar e a tocar instrumentos como violino, flauta, violoncelo e contrabaixo. Para tanto, parte dos professores recebeu capacitação específica na área.

Além disso, a Orquestra Sinfônica de Santo André e a Sinfonieta (orquestra em tamanho reduzido) promovem apresentações dentro das escolas para incentivar os alunos ao aprendizado musical. A primeira leva de “músicos-mirins” se formou em dezembro passado, ocasião em que houve uma exibição aberta ao público.

O objetivo é que o projeto “Música na Escola” beneficie todas as 25 mil crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino municipal. Pretendemos, com isso, estimular a sensibilidade estética e artística de nossos jovens estudantes, preparando-os para a prática vocal e instrumental. Sem dúvida, isso permitirá que eles tenham um melhor desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, contribuindo para que se tornem cidadãos capacitados a lidar melhor com os desafios do mundo.

*Gilmar Silvério é professor da rede estadual de ensino e secretário de Educação de Santo André.



O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


8 de janeiro

Venho aqui versar a defesa dos patriotas do “mal”

Autor: Bady Curi Neto


Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes