Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nova Zelândia: 7 dicas imperdíveis para preparar seu intercâmbio

Nova Zelândia: 7 dicas imperdíveis para preparar seu intercâmbio

24/07/2015 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

A Nova Zelândia é uma ótima opção para quem está pensando em embarcar em um intercâmbio cultural.

Paisagens de tirar o fôlego, cidades desenvolvidas, excelente qualidade de vida, além de ter a opção de trabalho e estudo para os intercambistas do curso de inglês que se enquadrem em algumas pequenas regras.

Gostou? Então, confira sete dicas para começar a planejar seu intercâmbio agora mesmo!

1 – Procure uma agência de intercâmbio de confiança - é sempre bom contar com profissionais preparados para indicar o melhor caminho para a realização do sonho do intercâmbio. Fica mais fácil organizar a viagem quando há alguém para indicar os melhores cursos, cuidar de toda a burocracia e ainda dar dicas que facilitam todo o processo pré-embarque.

2 – Faça suas escolhas – é preciso definir quanto tempo você pretende ficar no país, qual o curso, a cidade e a escola que mais se encaixa no seu perfil. Este é um passo muito importante, pois é o momento em que o foco do seu curso será definido, assim como a cidade na qual você ira ficar. Já em relação à permanência no país, leve em consideração sua disponibilidade de tempo e disponibilidade financeira. Lembrando que se quiser trabalhar, é preciso estar matriculado em um curso de pelo menos 14 semanas com carga horária de 20 horas semanais. Na Nova Zelândia, a permissão de trabalho para estudantes brasileiros é para 20 horas por semana.

3 – Confira qual visto irá precisar – se o seu intercâmbio durar até 3 meses, o visto pode ser retirado no aeroporto da Nova Zelândia. Porém, se for mais do que isso, a emissão acontece previamente no Brasil. Em ambos os casos, você deve estar com toda a documentação separada, como formulários, cópia de documentos, comprovação de renda, etc.

4 – Tire ou atualize seu passaporte – se você ainda não tem passaporte é o momento de tirar. Se já tem, precisa checar a validade. O correto é ter passaporte válido pelo menos um mês a mais da data de retorno ao Brasil, caso contrário, será preciso renovar antes da viagem.

5 – Se prepare para conhecer paisagens deslumbrantes – a Nova Zelândia é repleta de natureza e as paisagens que são de tirar o fôlego, como as da trilogia do Senhor dos Anéis. Uma boa ideia é programar-se para passeios e viagens pelo país é já fazer uma lista com os locais que pretende visitar. É bem provável que a lista cresça quando você chegar lá, mas planejar já é um ótimo começo.

6 – Respire fundo e prepare-se para os esportes radicais – o país é perfeito para quem ama surfe, esqui e esportes radicais (bungee jump, skydive, paragliding, rafting, entre outros). Há opções variadas para todos os gostos. Está preparado? Se sim, não pode deixar de conhecer a capital mundial de esportes radicais, Queenstown, uma cidade encantadora que fica no sul do país.

7 – Compre as passagens – normalmente, a agência de intercâmbio disponibiliza este serviço. Assim, fica mais fácil pensar nos outros detalhes da viagem.

Agora o sonho de estudar na Nova Zelândia está mais perto de se tornar realidade. Siga as dicas, comece a fazer suas malas e tenha boa viagem!

* Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves