Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novas estratégias em tempos de crise

Novas estratégias em tempos de crise

20/07/2017 Talia Jaoui

Crise é a principal palavra propagada nos meios de comunicação e nas conversas entre amigos.

Reflexo das dificuldades e das transformações políticas e econômicas em que o país passou e está atravessando nos últimos meses. Quando falamos em crise, pensamos imediatamente em um momento perigoso ou difícil, em desequilíbrio, em uma situação conflituosa e muita tensão. Imaginando “crise” em um âmbito nacional, esses sinônimos se amplificam, somando alguns como desemprego, aumento de preços, endividamento e falências.

Quando a crise nacional começa a ser preocupante para uma empresa, isto é imediatamente absorvido pelos seus colaboradores em forma de comportamento. Como manter-se “minimamente” calmo sem esmorecer e funcional sem nervosismos, diante de tanta pressão?

Para que a estratégia da empresa seja executada de forma milimétrica em um momento de crise, existe a necessidade do foco na solução. A metodologia coaching colabora com este foco a partir dos desafios de se pensar em soluções diferentes.

Faz parte da metodologia o questionamento sobre o “estado atual” (crise), apoiando a criação de novas opções e escolhas, com base na solução. Este processo regula o comportamento do executivo diante da tensão de entregar resultados mesmo mergulhado na crise.

E, logicamente, quanto mais o executivo ou a empresa não investir em solucionar este momento difícil, estará mais perto do fundo do poço. Então, este é o momento de unir forças, reinventar os métodos e investir em saídas e parcerias para navegar nos mares perigosos da crise institucional que o Brasil está passando.

Novas estratégias e novas respostas para problemas cotidianos são necessárias. Todos os funcionários e diretores devem estar envolvidos na busca desta solução. Eles devem remar na mesma direção e seguir a bússola que os levem para a sobrevivência e, posterior, sucesso do negócio.

Um comportamento adequado em um momento difícil pode fazer toda a diferença quando se trata de decisões estratégicas.

* Talia Jaoui é Master Coach Trainer, formada em Psicologia pela PUC-SP e é Sócia fundadora DHUMA T&D.



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa