Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novos materiais podem revelar bons nichos no mercado

Novos materiais podem revelar bons nichos no mercado

14/05/2017 Marco Colosio

É hora de identificar oportunidades que possam revelar bons nichos no mercado.

Em recuperação de uma fase amarga, enfrentada nos últimos dois anos em consequência da recessão local, a indústria automotiva sinaliza a procura por novos produtos para ganhar competitividade e conquistar novos mercados.

Neste cenário de desafios, a engenharia deve se concentrar em aplicações de materiais que realmente acrescentem valor aos veículos. Essa é a regra principal. Não há tempo a perder com temas secundários.

Hoje a principal busca é a redução de custo, que pode ser obtida, por exemplo, com o desenvolvimento de projetos mais robustos, que façam o emprego de aços avançados e outros materiais mais leves, a exemplo de compósitos e alumínios. É sempre válida a discussão sobre o custo por quilo.

Isto é, o material pode ser mais caro a princípio, mas o produto final pode ser mais barato se o material for usado em menor quantidade. Mas não basta somente dispor de novos materiais se não houver domínio de novos processos, que permitam eficientes aplicações nos veículos, como soldagens ou até fixações por adesivo.

Os novos materiais apresentam características diferentes, que necessitam de conhecimentos também diferentes. Sem a disseminação dessas experiências, o risco é estacionar em alguns processos.

Para a criação de ambiente favorável de crescimento, com novas rotas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, é fundamental o conhecimento dos processos que viabilizem o uso dos materiais como, por exemplo, aplicação de aços estampados a quente (PHS – Press Harderning Steel), soldagem de aços de alta resistência e soldagem de alumínio.

Todos esses processos são hoje temas de primeira linha para a indústria nacional. Especialistas de diferentes setores da cadeia automotiva, responsáveis por materiais, processos e produtos, estarão reunidos para debater o assunto no 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho.

É hora de identificar oportunidades que possam revelar bons nichos no mercado. Nesta edição, o encontro abordará o avanço dos aços, com foco em produtos de aços planos, longos e inoxidáveis, a presença crescente do alumínio nos produtos da carroceria (BIW) e a forte promessa dos compósitos para a melhoria de desempenho e a redução de peso, além do vasto campo de aplicações dos materiais em peças automotivas, com ênfase nos novos processos de manufatura.

* Marco Colosio é gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves