Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil precisa evoluir

O Brasil precisa evoluir

12/01/2018 J. A. Puppio

Para o país melhorar, todos têm que se empenhar.

Para que o Brasil possa virar essa página negra de sua história é indispensável a reforma geral do Estado Brasileiro. Precisamos de um estado eficiente que tenha capacidade de deixar a população com serviços adequados a um país pelo menos 2º mundo, com educação, saúde e serviços públicos com a mesma ou até mais qualidade que os privados.

Precisamos de um país onde os impostos sejam justos e valham a pena, não como é atualmente onde pagamos caro por serviços quase inexistentes. Sendo arrecadado desaparece na ineficiência do governo.

A população não acredita mais nos políticos ineficientes e a economia está em frangalhos, estagnada, temos o pior cenário que se pode ver e com pouca fé de que vai melhorar. Ainda que o brasileiro seja reconhecido pelo seu otimismo, fica cada dia mais difícil acreditar em um futuro diferente dos dias atuais. Com os atuais políticos ineficientes. A recessão criada pelos políticos incompetentes nas últimas décadas é a maior do século.

Para o setor privado poder se desenvolver, investir, gerar empregos e proporcionar uma consequente geração de riquezas, é preciso uma mudança estrutural no Estado Brasileiro em geral, considerando de extrema urgência as reformas política, econômica, trabalhista sem clientelismo e seus sindicalistas. As reformas devem ser associadas a medidas de longo prazo com objetivo de crescimento da eficiência produtiva.

O país precisa sem demora destas grandes reformas sem dar chance para que o antigo domine e permaneça no poder. Precisamos de mudanças, urgentes, na forma de conduzir a política e a economia nacional, o velho modelo já provou o quanto é incompetente e pensa apenas em dinheiro em benefício próprio, nunca em melhorias para a população.

O governo modificado sem ovelha, sem sindicatos, sem parasitas, se estiver alinhado e aprovado por toda população pode atuar em prol das melhorias que todos precisamos e que não são tão difíceis assim de serem feitas, mas que exigem competência e muito boa vontade, qualidades que não tem sido apresentadas por quem devia ser nosso representante no Estado. Nosso pais e um continente e rico por natureza.

O fato é que precisamos evoluir para que o país evolua também, passamos tempos reclamando, mas temos que assumir nossa parcela de culpa, uma vez que os covardes não se elegeram sozinhos e nosso exercício de cobrança para o que é nosso, também é falho.

As reclamações são várias e em muitos lugares, quase nunca onde realmente fazem diferença. Para o país melhorar, todos têm que se empenhar. Vamos evoluir, o Brasil vai evoluir, mas para chegarmos a um lugar seguro, precisamos começar a caminhar agora.

* J.A.Puppio é empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves