Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Desequilíbrio Econômico

O Desequilíbrio Econômico

30/05/2017 José Antonio Puppio

A situação atual do Brasil gera uma fragilidade econômica e social de difícil recuperação.

O Brasil passa a sua pior crise desde a queda da bolsa de Nova York em 1929, e mergulha em uma profunda recessão, aliado a isso chegamos a marca de 14 Milhões de desempregados e para agravar o IBGE mostra que temos além de tudo isto 24 Milhões de subempregados.

Mas por todas essas razões o governo vem andando em espirais longos da economia onde acaba gerando uma enorme insegurança jurídica e econômica sem contar que a brutal carga tributária faz com que as empresas sofram grandes dificuldades para cumprirem seus compromissos tributários.

A enorme recessão gerada pela casta política e tão profunda que ainda é difícil saber a qual resultados chegaremos. O resultado que todos esperam poderá vir, mas no longo prazo, mas para poder melhorar este prazo o governo deverá ter coragem necessária para cortar na sua própria carne.

O povo não acredita que os governantes que até agora são ineficazes nas resoluções dos problemas os quais foram eles mesmos que criaram. Mas como em vôo da galinha a equipe dos governos tanto estaduais como municipais estão fazendo anúncios que falam que o País está crescendo.

Tivemos notícias de que o Brasil abriu 35.612 vagas formais de emprego, em fevereiro, com forte ajuda do setor de serviços, primeiro dado positivo mensal desde março de 2015 (+19.282 vagas). O anúncio, feito pelo próprio presidente da República, Michel Temer, expressa a tentativa de ressaltar que a economia brasileira dá sinais mais consistentes de recuperação e, talvez, de abafar o fato de que ainda possuímos um número estarrecedor de desempregos.

Assim não podemos nos arriscar profetizar que o nosso País Continental sairá desta recessão em um período curto, porque o fato real, descontando o voo da galinha, é que o país perdeu a capacidade de efetivamente crescer. A situação atual que o Brasil se encontra gera uma fragilidade econômica e social de difícil recuperação.

Acreditamos sinceramente que algo precisa ser feito. Nós não resistiremos mais aos desmandos e incapacidades dos nossos governantes. Assim, arriscamo-nos a profetizar que o país só terá um ciclo de crescimento duradouro quando puser ordem na casa, garantindo a segurança jurídica e econômica para os investidores.

* José Antonio Puppio é engenheiro, empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”. 



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves