Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Diabo: o que foi e o que é

O Diabo: o que foi e o que é

01/04/2020 Humberto Pinho da Silva

Certa noite de Outono, em amena conversa com familiar, este, declarou-me, parecendo sincero:

- “Não acredito em muito que me ensinaram. Por exemplo: a existência do Diabo”.

Satanás, não é a figura grotesca, de cornos e forquilha, que os pintores de antanho, representavam, nem as caricaturas dos livros devotos de outrora, cujas vestes são utilizadas, por muitos, no Carnaval e Réveillon.

Lúcifer, durante longo tempo – antes do aparecimento de Adão, – foi “príncipe”, que convivia com o Todo Poderoso, administrando parte do Universo.

Segundo a Bíblia, o Reino do Céu é governado por espíritos, que administram: principados, denominações, tronos e potestades – Col.:1,16.

Satanás ocupava lugar de relevo; revoltou-se, porque queria ser semelhante ao Omnipotente. Desceu aos céus inferiores, e desde então, o Cosmo dividiu-se; entrando em conflito.

Por desobediência (pecado), o primeiro homem, a quem Deus concedera livre arbítrio, veio a perder a “imagem” de Deus, ficando com a imagem dos progenitores, e herdeiro do pecado original.

Desorientado, o Homem, procurou e procura na Filosofia e na técnica, o bem-estar, e a paz, perdida por Adão.
Deus enviou, então, o Filho, para chamar o Homem à razão.

O Diabo tentou-O, mas Cristo resistiu:

“Vai-te Satanás! Porque escrito está: ao Senhor, teu Deus, adorarás e a Ele só servirás.” - Mt.4:10

Lúcifer, desconfiava, mas não estava seguro, que Jesus era o Salvador.

Cristo, ensinou a única conduta que nos levaria à liberdade plena: ao bem-estar, que gozava o primeiro homem; mas, os homens, apesar, dos extraordinários milagres realizados, e da pureza da doutrina, não O aceitaram: tinham os olhos cerrados e as orelhas tapadas.

Por causa da influência do Diabo, o Homem não consegue libertar-se do Mal (do pecado,) levado pela tentação. Só com o auxílio de Deus é que pode resistir-lhe.

Jean Guitton, em: “O Trabalho Intelectual”, explica o que é a tentação:

“É estar-se às voltas com uma imagem que se sente que irá agir sobre as nossas glândulas, evidente que uma certa maneira de orientar o esforço para dissipar a imagem corre o risco de a intensificar. O corpo não conhece a diferença entre sim e não. Dizer: “Não Tenho medo, não quero ter medo desta granada” é aumentar imagens que nos são adversas. Não querer tremer nos momentos de medo, aumenta o estremecimento. Irritar para não ceder à tentação é dispor-se a ceder ainda mais depressa. É por isso que se pede ao Pai do Céu para não ser tentado e não para resistir, que é muito difícil.”

O Diabo não está vencido. A Bíblia adverte-nos, que virá o Anticristo (Ap.:16,13-Jo:2,18), o falso Messias, que enganará muitos. Fundará nova (a sua) igreja. Avisa, também, para se estar vigiante, porque o Príncipe das Trevas, procura arrebatar as almas a Deus.

Eis, em suma, o que foi, e o que é, o Diabo. Que existe, não tenho dúvida, e que continua a influenciar todo e todos, provocando todo o mal que pode, todos nós sentimos e vemos, na nossa vida e na vida da sociedade.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso