Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O líder carismático

O líder carismático

03/10/2018 Eduardo Shinyashiki

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros.

Provavelmente, você já conheceu uma pessoa fascinante, que tinha algo a mais, especial, difícil de decifrar. Alguém com uma capacidade inexplicável de deixar as pessoas melhor, de tocá-las com o próprio brilho e que ainda possuem uma força diferente que te faz perguntar: de onde vem esse fascínio?

Isso tem nome e se chama carisma, uma característica importante para o trabalho em equipe e que era predominante em grandes líderes da história como Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá e Betinho, que eram inspiradores, guias de multidões e que tinham a força do carisma agindo cada vez mais no interesse do grupo e transmitindo de forma inequívoca valores e ideais. Outro grande exemplo é o atual Papa Francisco, que já ganhou a simpatia dos fiéis e simpatizantes graças à sua figura carismática.

Olhando por eles, então, podemos identificar algumas qualidades que caracterizam suas ações. O elemento principal presente em quem tem carisma é a intenção verdadeira e honesta de inspirar, servir e se dedicar às pessoas, a um objetivo comum e ao interesse dos envolvidos. É a intenção autêntica de honrar e respeitar os outros, independentemente do cargo, que torna um líder magnético e carismático. É isso que faz com que sejamos atraídos por ele e que desperta o nosso interesse mesmo sem palavras, com a simples presença.

O líder carismático reconhece e respeita as suas próprias convicções e as dos outros, criando uma relação de reciprocidade e não de imposição, mantendo uma postura honesta e verdadeira. Ele também é um indivíduo centrado, presente e a empatia está em sua veia. Ele se coloca no lugar do próximo para compreendê-lo melhor, identificar as suas vontades, opiniões e motivações para assim poder flexibilizar os próprios comportamentos e atitudes.

Quem possui carisma faz elogios sinceros. Quando estamos verdadeiramente interessados e atentos aos outros e às suas qualidades, os elogios são sinceros e criam um relacionamento interpessoal positivo, necessário para construir confiança e fortalecer a autoestima nos interlocutores. Lembrando que não é a quantidade dos elogios que faz a diferença, mas a qualidade e intensidade.

É importante ressaltar que o carisma não é uma qualidade que alguns têm e outros não, mas é uma potencialidade que todos podem desenvolver para se tornarem inesquecíveis e encantadores, pois está fortemente ligada à força e ao poder da presença da pessoa. Ou seja, você também pode ser um líder carismático!

* Eduardo Shinyashiki é mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo”.

Fonte: Agência Nina



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso